Câncer bucal: quais as causas, sintomas e tratamentos

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por mateu
em janeiro 26, 2023

Você já ouviu falar no câncer de boca? Essa doença pode ter diversas origens, como genética, hábitos ruins (tabagismo e alcoolismo), mas também causas ambientais,podendo afetar também língua, garganta, entre outros sistemas.

Infelizmente, o câncer de boca é uma doença muito negligenciada, poucas pessoas conhecem, mas ele é o principal câncer da região da cabeça e pescoço e é o quinto câncer mais comum no homem no Brasil. É uma doença facilmente diagnosticada, principalmente nos casos iniciais.

Basta que o paciente se auto examine e olhe principalmente na língua e embaixo dela, para identificar as lesões, mas infelizmente, mais de 70% dos casos procuram um atendimento muito tarde, chegam em estágios avançados, quando a lesão já cresceu bastante ou já destruiu quase a língua toda.

O principal fator de risco do câncer de boca é a bebida e o cigarro. Ele comete principalmente o homem, porque no Brasil ainda é muito comum as pessoas que mais fumam serem homens, mas por conta do hábito de vida moderna, o número de mulheres desenvolvendo câncer bucal está crescendo.

Quais as causas do câncer bucal?

Os fatores de risco envolvidos no câncer de boca, muitos nós já conhecemos, como por exemplo, fumo, o álcool e os fatores genéticos. Mas, também há fatores físicos, onde entram as próteses dentárias, principalmente as que são removíveis, quando são mal posicionadas, por isso é importante escolher um plano ortodôntico de qualidade.

Quando essas próteses não estão bem posicionadas, elas podem ocasionar algumas lesões, cortes ou machucados que são difíceis de cicatrizar, esses machucados viram algumas lesões que podem chegar a tornar uma lesão considerável ao câncer.

Outro fator é o sol, onde ele pode ter excesso de incidência, formando algumas lesões principalmente no lábio inferior que também não cicatriza, essa pode ser uma lesão cancerígena.

Realmente quem faz o diagnóstico pode ser o dentista, por meio de um auto exame ou o médico responsável pelo tratamento de câncer de cabeça e pescoço.

Geralmente, quando o câncer maligno é descoberto, é necessário de forma imediata iniciar os tratamentos. Importante é cuidar das crianças e qualquer ferida que aparecer na boca delas, assim ressalta-se a relevância de ir até o dentista do plano odontológico infantil.

Principais sintomas do câncer bucal

O principal sintoma deste tipo de câncer é uma ferida que não cicatriza por mais de duas semanas, uma doença muito comum são as aftas, uma ferida branca e dolorosa, mas que em menos de cinco dias ela já está curada.

Às vezes as pessoas têm aftas recorrentes, em um local e depois em outro, e a ferida do câncer de boca não é assim, é um machucado em um local só que não costuma doer e é geralmente endurecida, por isso é importante sempre passar no dentista do plano odontológico pme.

Geralmente, em um ou dois meses cresce significamente, se a pessoa não procurar atendimento logo regularização vai crescer cada vez, podendo trazer algumas consequências, como:

  • Sangramento;
  • Dor; 
  • Dificuldade para engolir;
  • Engasgos;
  • Alteração na fala.

Quanto mais cedo a procura de atendimento melhor, é sempre importante ficar por dentro de como funciona plano odontológico empresarial, para quando precisar imediatamente ser atendido por um profissional de qualidade.

Também é importante ter um profissional de qualidade para fazer o tratamento do paciente rapidamente.

Principais tratamentos para câncer bucal

O principal tratamento com chance de cura para o câncer de boca, é a cirurgia. Estágios iniciais, quando as lesões são pequenas, o procedimento é simples, apenas ressecando a lesão consegue curar mais de 90% dos pacientes.

Já nos casos mais avançados, a cirurgia envolve tanto ressecar o tumor na boca, quanto o esvaziamento cervical, ou seja, retirar toda a gordura do pescoço, e a radioterapia, é necessário fazê-la para aumentar as chances de cura.

Em alguns casos, a lesão é tão agressiva, que além da cirurgia e da radioterapia também é preciso a quimioterapia. Tudo isso, nos tumores avançados, cerca de 60% dos pacientes conseguem ficar vivos após 5 anos de tratamento.

Por isso é importante ter um plano odontológico para microempreendedor individual, porque nessas situações, poderá recorrer ao convênio médico e por vezes receber benefícios durante esse tratamento, em um apoio nessa fase tão difícil.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade