Foi se o tempo em que o preço justo e a qualidade no atendimento eram os únicos requisitos que o consumidor buscava, atualmente, além desses aspectos, ele espera autenticidade das marcas.
Personalidade e princípios, alinhados à comunicação com o mercado, constroem uma empresa autêntica. Afinal, a personalidade da marca vai além de sua visão e missão, ele envolve uma série de aspectos.
Atualmente, a comunicação das pessoas com as marcas acontece pela internet. Com isso, as empresas são expostas o tempo todo e possuem diversos canais para mostrar sua autenticidade.
Caso possua empresas de consultoria tributária, por exemplo, é preciso saber usar as redes sociais ao seu favor. Afinal, encher o seu perfil com um volume imenso de conteúdos, sem nenhum planejamento ou qualidade, não tem efeito nenhum.
Muito pelo contrário, você só será mais uma marca dentre tantas fazendo o mesmo, isso faz com que perca qualidade e autenticidade. Afinal, os conteúdos não irão se conectar com os valores, propósito e personalidade da marca.
É importante entender que para criar uma personalidade, que consiga chamar a atenção do cliente, é preciso que trabalhe a longo prazo a imagem da sua marca. Dessa forma, você terá engajamento e conseguirá atrair cada vez mais consumidores.
Caso queira saber como a autenticidade pode ajudar a sua empresa, continue lendo esse artigo, separamos as informações mais importantes sobre o tema, para te ajudar com essa missão. Boa leitura!
Autenticidade
É importante que entenda que para que uma empresa de tratamento térmico, consiga criar autenticidade, ela precisa contar com vários fatores, como se fossem tijolinhos em uma construção, cada pilar irá transformar essa marca em algo autêntico e com personalidade.
A seguir, iremos apresentar alguns desses pilares, que em conjunto conseguem trazer essa visão de personalidade para as organizações.
Transparência
O primeiro passo, sem dúvidas, é a transparência, não irá conquistar nenhum cliente com propagandas enganosas ou até mesmo escondendo informações importantes. Então, a falta de clareza com o consumidor irá criar um marketing negativo para a sua empresa.
Além disso, é importante lembrar que o perfil do consumidor mudou muito com o passar dos anos. Então, se antes ele não tinha voz. Hoje, graças a tecnologia, esse cenário tem mudado e ele consegue expressar suas opiniões.
Por exemplo, se ele comprou um produto de um fabricante de escadas de aluminio e gostou, irá deixar isso claro e irá expressar o seu contentamento. Caso contrário, irá usar a mesma voz para dar sua opinião.
Os comentários negativos, muitas vezes, conseguem gerar crises. Por isso, é tão importante que pregue a transparência e mostre para o seu cliente, a verdadeira face da sua marca. Para garantir essa clareza, é preciso:
- Explicar o seu produto ou serviço da melhor forma possível;
- Escolher e qualificar bem quem representa o seu negócio;
- A opinião do seu cliente é sempre bem-vinda;
- Invista em comodidade para o seu cliente.
Com isso, você garante que o seu cliente estará satisfeito com a sua empresa. Então, isso fará com que ele propague opiniões positivas sobre a sua marca.
Tom de voz
O tom de voz é como uma marca de automação pneumática, se comunica com o seu cliente no mundo digital.
Portanto, isso permite que os diálogos e o relacionamento sejam potencializados e tornem-se marcantes e presentes. O tom da voz é caracterizado pelos seguintes aspectos:
- Uso de expressões;
- Slogan;
- Características próprias;
- Dados marcantes.
Tudo isso faz com que a sua marca seja autêntica, gere identificação e acima de tudo, transmita credibilidade. Com isso, ela se torna mais humana e real. Afinal, os consumidores terão a sensação de que estão falando com uma pessoa e não uma empresa.
Portanto, isso faz com que o relacionamento entre a marca e o cliente se torne mais íntimo, trazendo esse ar de autenticidade tão procurado pelas marcas e esperado pelos consumidores.
Por exemplo, um escritório de contabilidade em são paulo, pode criar expressões que tenham a ver com o seu negócio e o meio que atuam. Além disso, ele precisa criar uma identidade e terminar suas publicações de forma parecida.
Dessa forma, quando alguém ver o conteúdo, saberá que se trata desse escritório, como se fosse uma relação de proximidade, quase uma amizade.
O tom de voz da sua marca define a forma de se relacionar com os seus consumidores de um modo que transpareça o seu posicionamento, que pode ser mais descontraído, corporativo, mais leve. Enfim, conforme o seu negócio e público.
Sua aplicação permite a construção de uma comunicação própria e exclusiva, ou seja, a forma que uma empresa de infraestrutura elétrica se comunica não será igual a um serviço de streaming, até porque, o público é bem distinto.
Para definir o tom de voz da sua marca, é preciso construir discurso, linguagem e estética. Isso fará com que os consumidores reconheçam os seus conteúdos e criem uma espécie de afeto por eles.
Como engajar o seu público nas redes sociais?
A produção de conteúdo é um dos principais pilares para construir autenticidade para a sua marca. Afinal, as redes sociais são excelentes canais para apresentar sua empresa, funcionando como uma espécie de vitrine para dar visibilidade à sua imagem.
Por isso, é importante criar conteúdos de qualidade que chamem atenção dos consumidores. Dessa forma, é possível se diferenciar dos seus concorrentes.
É fundamental que entenda que a criação de conteúdos, não deve ser apenas sobre os seus produtos com o intuito de vendê-los. Isso não irá criar nenhuma personalidade ou autenticidade.
É preciso que eles traduzam os pontos do seu posicionamento, além dos valores que acredita. Por isso, é importante a criação do tom de voz, pois a partir disso, você conseguirá se expressar de maneira autêntica.
Para fugir do óbvio, pense em quais conteúdos o seu cliente deseja ver, por exemplo, se tem uma empresa de manutenção de empilhadeiras elétricas, ao invés de falar constantemente sobre os preços, tente mostrar sua rotina, como realiza os serviços.
Portanto, isso irá chamar a atenção dos usuários. Afinal, a curiosidade instiga as pessoas. Feito isso, terá um lead em suas mãos para transformá-lo em cliente, de uma forma sutil e mostrando sua personalidade.
Como aplicar a autenticidade?
Estamos vivendo uma era digital. Por isso, a autenticidade da sua marca deve acontecer onde os consumidores estão, que são:
- Redes sociais;
- Google;
- Youtube;
- Blogs;
- Sites.
Esses canais compõem uma experiência de conteúdo que o consumidor vivencia junto à marca. Por isso, é fundamental que você crie uma identidade e saiba usar ela em todos os espaços.
Humanize a marca na produção de conteúdos
Caso tenha uma empresa de serviço de carga e descarga, por exemplo, é importante que mostre para o seu consumidor que a sua marca é feita por pessoas, ou seja, a humaniza.
Dessa forma, quando o cliente se comunicar com a sua empresa, saberá que existe uma pessoa por trás dela e que não é tudo questão de negócios.
Quando você humaniza a sua marca, mostra que tem personalidade. Afinal, como qualquer pessoa, a sua marca tem valores, opiniões e preocupações, além de claro, uma forma de agir e pensar.
A linguagem é muito importante para essa humanização, se age como uma pessoa, consegue transmitir suas informações como tal. Nesse aspecto, entra o tom de voz. Com isso, saberá como se comunicar com o seu cliente.
Saiba que as imagens também possuem o poder de humanizar a sua marca, ao invés de só colocar fotos do seu produto ou imagens com legendas, tente colocar pessoas usando sua marca, ou o quadro de funcionários. Enfim, mostre que sua empresa é feita de pessoas.
A humanização, tem um forte poder de aproximar os consumidores da sua marca, isso fará com que sua empresa tenha mais engajamento.
Explore o conteúdo gerado pelo usuário
Sabe aquela foto que o seu cliente te marcou usando o seu produto, ou aquele comentário que ele deixou no seu vídeo?
Então, esse conteúdo é chamado de UGC (User Generated Content) ou gerado pelo usuário.
Portanto, é muito importante para criar a autenticidade da empresa, pois não é a marca que está falando de si mesma, mas sim quem utiliza os produtos e serviços. Por isso, use e abuse:
- Apresente os depoimentos e cases de sucesso dos seus clientes;
- Divulgue vídeos de depoimentos ou entrevistas com os consumidores;
- Incentive que os usuários marquem o seu perfil ou hashtag;
- Compartilhe o que eles publicarem.
Dessa forma, se algum consumidor estiver com alguma dúvida sobre o seu produto ou serviço, terá a constatação que ele realmente é bom. Afinal, existem pessoas falando sobre.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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