Como as redes sociais coletam e usam nossos dados pessoais?

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em abril 7, 2023

As redes sociais alcançam uma relevância cada vez maior no mercado, sendo importante para quem gerencia um negócio considerar o uso dessas plataformas junto ao seu empreendimento, já que esses digitais permitem uma melhor conexão com o público.

Inclusive, o número cada vez maior de empresas na internet é algo que ocorre justamente em busca de obter uma melhor ligação com seus clientes e possíveis consumidores, se destacando justamente onde essa audiência se encontra, facilitando uma boa performance.

É o mesmo tipo de conceito que fez com que as empresas buscassem anunciar em rádio, TV, revistas e qualquer outro tipo de veículo no qual o seu público tenha apresentado algum tipo de interesse, com tal atenção hoje estando em cima das plataformas digitais.

Muito disso faz parte da pluralidade de assuntos e conteúdos que podem ser encontrados dentro dessas redes, onde ao navegar na página inicial do Facebook ou qualquer outra rede seja possível ver desde uma oferta de tubos para caldeira até fotos dos seus amigos.

Isso sem contar também com a diversidade de redes sociais que hoje encontramos, existindo aquelas que são especializadas em vídeo, em textos, até mesmo redes de perfil profissional, como é o caso do LinkedIn, bastando escolher pelo seu site de preferência.

Toda essa variação pode ser de grande valor para uma companhia, bastando olhar para essa realidade para que bons resultados possam ser conquistados, destacando-se justamente nos espaços onde o seu público de interesse possa estar presente.

É a partir desse tipo de atenção que ao procurar por preço de balança digital comercial, um usuário acaba então encontrando por um fornecedor em particular, com isso sendo uma consequência de como a comunicação da empresa é gerenciada diante das redes sociais.

Diante de tudo o que dizemos aqui parece que as redes sociais são uma espécie de paraíso digital, quando na verdade a situação é um pouco mais complexa que isso, com o próprio público passando a olhar com outros olhos a sua relação junto às plataformas digitais.

E não estamos falando dos casos de compartilhamento de notícias falsas, golpes digitais e tudo mais o que de ruim possa ser encontrado no cenário digital, mas sim de como essas redes podem acessar os dados dos usuário até mesmo sem o seu conhecimento.

A relação das redes sociais e os dados na internet

O número de usuários na internet cresce exponencialmente, bastando olhar para o volume de indivíduos a serem encontrados dentro das principais redes sociais, existindo perfis que chegam até mesmo a milhões de seguidores em espaços como o Instagram.

E na mesma medida em que cresce o índice de usuários, o mesmo pode ser dito sobre o seu volume de informações disponíveis na internet, com muitos desses dados sendo fornecidos de modo voluntário pelo público, mesmo que sem uma maior noção disso.

Em relação a isso até podemos falar daquelas letras pequenas que se encontram nas regras de cada plataforma ao criar o seu perfil, mas esse acesso às informações do público ocorre também pela forma em que um usuário se comporta dentro de cada rede social.

Ou seja, quais são os seus comentários, informações abertas a serem compartilhadas e tudo mais o que ajude um negócio a melhor compreender o perfil do seu público, seguindo assim a ideia de que a internet se mostra quase como um livro aberto a ser lido.

O nível de pesquisas sobre cabine de pintura automotiva preço, por exemplo, é algo que pode apontar para a média de interesse do público em cima de tal produto, ajudando a quem trabalha com esse fornecimento até mesmo a definir o seu volume de produção.

Além dessas informações mais amplas, existem também dados que são compartilhados pelo público para conquistar uma melhor experiência na internet, seja para acessar um site ou para realizar alguma compra digital. Entre tais dados podemos destacar:

  • Número de documentos;
  • Detalhes bancários.
  • Informações de login;
  • Senhas.

Com todas essas informações disponíveis na internet é importante que os usuários se sintam seguros ao fornecer tais dados, até mesmo para garantir uma melhor experiência não apenas ao público, mas também aos negócios que estudam essa audiência.

Tudo isso pode ser útil para os mais diferentes tipos de ofertas a serem feitas, permitindo a quem trabalha com válvulas pneumáticas tomar melhores decisões em seu negócio, baseando-se nos estudos a serem feitos em cima dos dados associados ao seu público.

As redes sociais possuem um certo valor junto a tudo isso, trazendo uma experiência de interação que facilite ao público se sentir seguro a compartilhar certos dados, mesmo sabendo que tais informações podem ser avaliadas por empresas com acesso a isso.

E é justamente isso que deve ser visto com uma maior atenção, tanto por parte do público como pelas empresas em relação a como essa coleta de dados é feita, especialmente dentro das redes sociais.

A coleta de dados nas redes

Ao acessar uma rede social, desde a criação do seu perfil, um usuário acaba por liberar uma série de informações para a plataforma em questão e quanto mais tempo ele dura ali, maior é o número de dados que vai sendo compartilhado ali dentro.

Entre as informações que podem ser analisadas é possível destacar dados como:

  • Informações de perfil;
  • Atividades de navegação;
  • Interação com outros usuários.
  • Conteúdos de imagem e voz.

A partir desses tópicos é que uma empresa pode melhor compreender o seu público disponível nas redes, conseguindo até mesmo personalizar sua comunicação com tais usuários, fazendo com que eles deem preferência a uma oferta específica.

É com a ajuda disso que um usuário pode buscar por algo específico, como diodo emissor de luz, e então ver anúncios sobre esse tipo de produto em qualquer site que ele tenha acesso, assim como para outras redes sociais, apontando para as conexões na internet.

A questão está em cima de como essas informações são coletadas, afinal, o público pode sentir sua privacidade afetada diante da forma em que seus dados são facilmente repassados de um espaço digital a outro, colocando em risco sua segurança ali dentro.

Normalmente esse tipo de coleta de dados é feita através de programas que são instalados nos dispositivos dos usuários, isso tudo com a permissão do usuário, por mais que ele não tenha uma noção clara disso, sendo um tema que acaba levantando certa polêmica.

Mas antes que essa situação inicie um alerta na cabeça do público, tal como um sinalizador de emergência, saiba que muito vem sendo feito para garantir a proteção dos usuários e seus dados, através de normas criadas para proteger a sua privacidade.

Os impactos da coleta de dados em sua privacidade

Por mais que esse acesso à informação do público possa ser positivo para uma empresa ou até mesmo para o público, permitindo a oferta de experiência personalizada, existe também uma desconfiança em relação sobre como essas informações estão sendo usadas.

Foi justamente olhando para essa situação que diversos países passaram a estabelecer regras sobre como se comportar na internet, o que no caso das empresas envolve a forma em que os dados do usuário são acessados e até compartilhados com outras companhias.

Tal situação chegou também ao Brasil por meio da LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados, tratando-se de um conjunto de normas estabelecidas para garantir a proteção e privacidade do usuário, ela que já se mostra em vigor desde setembro de 2020.

É graças a isso que ao entrar em um site para fazer a compra de roda para empilhadeira ou qualquer outro produto que o usuário recebe um alerta sobre a coleta de informações dentro de tal plataforma, sendo possível até mesmo recusar que isso aconteça.

Por meio disso, muitos impactos já podem ser sentidos tanto na internet em geral como nas redes sociais, com as empresas tendo que adotar novos métodos para melhor conhecerem o seu público, garantindo que sua privacidade não seja violada.

Não é como se certas práticas fossem proibidas, como o rastreamento de localização do usuário, de forma a apontar para um endereço comercial próximo, por exemplo, contudo, é necessário antes contar com a permissão do público para que isso possa ocorrer.

O mesmo pode ser dito sobre o compartilhamento de dados com empresas terceiras, como na busca por liquido penetrante e a relação desse fornecedor com outras companhias da área, sendo necessário dar a opção do público negar o acesso aos seus dados.

É óbvio que sair por aí negando o acesso às suas informações pode resultar também em uma experiência limitada por parte do usuário, sendo direcionado a assuntos que fogem do seu interesse, contudo essa é uma decisão que cabe ao público decidir.

É por coisas assim que se mostra tão relevante conhecer a fundo sobre como os seus dados circulam na internet, até para saber se você se sente confortável com isso diante dos benefícios, mas também de como sua privacidade é afetada ao navegar nas redes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade