Como desenvolver uma presença forte nas mídias sociais

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em abril 14, 2023

As mídias sociais vieram para revolucionar a forma como nos comunicamos com nossos amigos e familiares, mas principalmente com as empresas.

Se antes era preciso abrir uma reclamação e esperar dias para alguém responder, hoje você pode fazer um post e marcar a empresa com a sua reclamação ou sugestão, afinal esse é um canal direto com ela.

Tenha você uma empresa de corrimão ou uma loja de canecas, é importante que você revise suas estratégias de atendimento e relacionamento com o seu cliente, afinal esse é um aspecto decisivo no poder de compra desses consumidores.

Por isso que o marketing nas mídias sociais, tem se tornado cada vez mais importante para as marcas, pois é através dela que as empresas conseguem criar uma reputação no mercado, além de se aproximar dos seus clientes.

Se você tem um negócio é essencial que você saiba como construir uma presença forte no meio digital, para te ajudar separamos algumas dicas importantes sobre o tema. Confira!

Importância da presença online nas mídias sociais

As redes sociais fazem parte das nossas vidas, fazemos tudo por meio dessas plataformas, seja conversar com nossos amigos, ou buscar por marcas de fornecedores de epis em SP, por isso que elas são verdadeiras vitrines para as empresas exporem seus clientes.

Só para você entender como as redes sociais são importantes, de acordo com uma pesquisa da Opinion Box 74% dos usuários costumam utilizar as redes sociais para fazer compras; por isso, é fundamental que a sua empresa esteja presente nesse ambiente.

Além disso, é crucial que as marcas se posicionem, para conseguirem ganhar o reconhecimento dos consumidores e com isso, se tornem autoridades no seu nicho, se destacando entre os concorrentes.

Outro ponto importante, é que quando alguém vai buscar por um serviço de refrigeração manutenção e consertos, usa as redes sociais para saber se aquela empresa é confiável ou não, analisando, aspectos como:

  • Comentários de clientes;
  • Reclamações;
  • Fotos;
  • Novidades.

Por isso você precisa prestar atenção em suas redes e no que estão falando sobre a sua empresa, caso contrário você poderá ficar com uma má reputação.

Como aumentar sua presença digital nas mídias sociais?

Antes de mais nada é importante se certificar como andam suas redes sociais, por exemplo, se você presta serviços de manutenção elétrica industrial, precisa ter uma boa biografia, falando sobre o que se trata a sua empresa.

Além disso, você precisa ter uma boa imagem de perfil, esses itens trazem mais profissionalismo para a sua conta e mostra para os clientes que se trata de uma empresa, é importante que tudo corresponda ao manual da marca, tanto cores como arte.

É muito importante que os seus perfis tenham nomes de usuários que sejam fáceis de identificar e tenham a ver com a sua empresa, uma boa estratégia é usar as palavras-chave na bio das suas contas, isso faz com que as contas apareçam com mais facilidade.

Veja a seguir algumas dicas para te ajudar a aumentar a presença digital da sua empresa.

Conheça o seu público

Antes de qualquer estratégia você precisa conhecer o seu público, pois de nada adianta criar campanhas mirabolantes para aumentar sua presença online, sem nem ao menos você conhecer os seus clientes.

Por isso é essencial ter conhecimento sobre qual o perfil do seu consumidor, como hábitos e comportamentos, pois é a partir dessas informações, que você irá traçar suas estratégias de marketing digital e comunicação efetiva.

Mas como fazer isso? Se você tiver uma empresa de assistência técnica de balança, por exemplo, precisa criar uma persona, que nada mais é que uma figura fictícia do seu cliente ideal, para entender como ele pensa e se comporta.

Outra forma, é por meio de uma pesquisa de mercado, que irá te ajudar a entender melhor as características do seu público-alvo, você pode criar formulários ou pesquisa nas redes sociais, para coletar essas informações.

Use hashtag nas mídias sociais

As hashtag são como hiperlinks que conseguem direcionar os usuários para uma determinada publicação.

Por exemplo, você postou uma campanha sobre o serviço de infraestrutura elétrica que exerce e colocou a #EletricistaInfraestrutura, dessa forma se alguém buscar por essa tag, será direcionado para a sua publicação.

Por isso que as hastag são excelentes para atrair o público, se tornando uma parte importante do marketing de conteúdo, saiba que elas podem ser usadas em todos os formatos como:

  • Blogs;
  • Redes sociais;
  • Textos;
  • Fotos;
  • Vídeos.

Além de um mecanismo de busca, as hashtags podem ser usadas como elementos de promoção nas redes sociais, o que gera mais engajamento na marca, influenciando positivamente na visibilidade online da sua empresa.

Crie um calendário editorial das suas mídias sociais

O calendário editorial nada mais é que um documento que reúne todas as informações importantes sobre a estratégia de conteúdo da sua empresa de sacolas PVC personalizadas, por exemplo.

O seu objetivo é auxiliar você e sua equipe de marketing a organizar e programar todas as publicações, dessa forma você não se perde nos conteúdos e sabe o dia que cada coisa vai ao ar, essa é uma excelente forma de se organizar.

Esse calendário deve ter as seguintes informações:

  • Prazos para produção do conteúdo;
  • Datas das publicações;
  • Datas das divulgações nas redes sociais;
  • Datas e formatos das divulgações via e-mail marketing;
  • Temas e formatos de cada conteúdo;
  • Palavras-chave utilizadas nos conteúdos;
  • Público-alvo de cada conteúdo;
  • Foco de cada material.

E outras informações e sejam pertinentes a sua estratégia, o importante é organizar todas as informações em um só lugar para que você tenha controle sobre cada ação do marketing digital e de conteúdo.

Não deixe de responder ninguém

Se você quer criar uma boa imagem da sua marca nas redes sociais, é importante dar atenção para todos os comentários, afinal você não quer deixar o seu cliente frustrado, porque tentou se comunicar com você e não obteve sucesso.

É importante entender que nas redes sociais tudo acontece muito rápido, ou seja, se você não responder às dúvidas dos usuários, eles podem desistir dos seus produtos e buscar a concorrência.

Por isso, é muito importante que você tire um momento do seu dia e responda todas as dúvidas e mensagem na DM, isso fará com que o cliente se sinta satisfeito, afinal seus questionamentos foram atendidos.

Compartilhe conteúdo valioso

Manter as pessoas envolvidas em suas publicações, não é uma tarefa nada fácil, por isso você precisa dar uma razão para que eles sigam sua página, isso pode ser feito através da criação de conteúdos de qualidade.

Se você tem uma empresa de assessoria aduaneira, por exemplo, toda vez que for criar um conteúdo, se pergunte se aquela publicação irá ajudar o seu público e como ela irá fazer isso.

Pense que as pessoas estão cansadas de sempre visualizarem os mesmo conteúdos, tente oferecer algo novo, como dicas sobre o seu produto, curiosidades que tenha a ver com o seu nicho, algo engraçado ou que esteja em alta nas redes sociais.

Aprenda com os feedbacks negativos

Eu sei, todo mundo gosta de ouvir elogios, mas é importante entender que as críticas ajudam a sua empresa a evoluir e sempre melhorar, afinal você irá saber o que não está funcionando.

Quer uma melhor pessoa para dizer se o seu produto ou serviço realmente é bom, se não os seus clientes? Afinal eles são as pessoas que estão em contato direto com eles, sendo essencial acolher as reclamações e buscar melhorias.

Sabemos que nem todas as reclamações são válidas, até porque tem muito cliente que só quer reclamar sem pensar muito; por isso, é importante que você saiba quais feedbacks irá atender.

Use conteúdos visuais atrativos

As pessoas são muito visuais, ou seja, elas se importam com conteúdos que sejam atrativos, afinal ninguém presta atenção em algo que não seja visualmente harmônico.

Além disso, as imagens e vídeos costumam ter um grande impacto sobre a presença das empresas, quando o assunto são redes sociais, por isso é muito importante que você produza conteúdos visuais que sejam atraentes para o seu público.

Isso fará com que as pessoas parem de ler quando percorrerem seus feeds de notícias, afinal será impactado por sua imagem, existem inúmeros sites que permitem a criação de imagens.

Aliás, atualmente as pessoas estão preferindo conteúdos visuais, principalmente os vídeos, pois dessa forma elas conseguem absorver as informações, sem precisar ler uma legenda ou algum carrossel de imagem.

Como você percebeu a presença online é muito importante para as empresas, pois através dela a sua marca consegue atrair mais clientes, se manter no mercado e ainda criar uma certa autoridade no mercado, sem contar que é possível se destacar da concorrência.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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