Como identificar e alcançar seu público-alvo

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em maio 16, 2023

Para que uma loja tenha sucesso com suas vendas é importante contar com a ajuda das melhores estratégias disponíveis, considerando então tanto as características do seu segmento como do seu público-alvo, alinhando esses pontos para uma boa performance.

Nesse sentido é importante considerar toda a pluralidade que existe dentro do mercado, podendo ser difícil para uma companhia ter sucesso ao tentar abraçar toda uma ampla audiência. Abraçar o mundo com as mãos, um ditado porém adaptado ao setor comercial.

Frente a esse tipo de realidade é válido então trabalhar com um perfil um pouco mais seleto de clientes, destacando assim o valor do que chamamos de público-alvo, ou seja, o perfil de público ao qual uma empresa busca trabalhar para conquistar um melhor desempenho.

Quanto mais segmentado for o produto ou serviço de uma companhia, melhor direcionado devem ser suas ações nesse sentido, conseguindo assim se destacar frente a todos aqueles que se interessam e buscam por aluguel de geradores de energia preço.

A partir desse tipo de adequação é possível para uma empresa ampliar os seus resultados no mercado, principalmente frente aos seus concorrentes, conquistando uma maior ligação com um certo perfil de público, obtendo também a preferência desse grupo em questão.

De um modo geral isso sempre foi importante no mercado, contudo, nos últimos anos passou a se tornar um tópico de relevância cada vez maior por parte de quem gerencia um negócio, permitindo assim se destacar diante de uma parcela específica de público.

Com esse tipo de adequação é possível para uma empresa estabelecer uma maior relação com aqueles que procuram por laudo ergonomico preço ou qualquer que seja o serviço a ser oferecido por uma empresa, considerando a audiência que se busca alcançar.

Ao conhecer melhor o perfil do público de uma empresa torna-se mais fácil adotar estratégias que ajudem a destacar tal negócio diante dessa audiência, a começar pela posição de tais clientes, estando eles disponíveis ou não nos canais digitais, por exemplo.

É o mesmo tipo de relação que envolve a compra de um presente para uma pessoa querida, sendo mais fácil acertar na recordação de aniversário a ser adquirida quando você conhece melhor esse indivíduo, o que inclui suas preferências e o que ele não gosta.

E da mesma forma em que isso é importante para uma situação específica, como essa do presente acima, vale também para os resultados a serem conquistados por uma empresa, tudo isso estando associado ao tipo de trabalho feito em frente ao seu público-alvo.

Afinal, o que é um público-alvo?

Já que é importante para uma companhia saber como lidar com o seu público-alvo, primeiro é necessário compreender sobre que se trata esse conceito, no que envolve a definição de um público em específico a ser trabalhado por parte de um projeto, como uma empresa.

Dentro do mercado podemos explicar esse conceito então como um grupo específico de consumidores, sendo possível reunir essas pessoas através de características similares a serem identificadas junto a tal parcela de público, sendo assim audiência de um negócio.

Em relação a isso podemos destacar como exemplo as atividades de quem trabalha com manutenção elétrica industrial, estando em seu público-alvo companhias que precisam de ajuda para garantir o bom funcionamento do sistema elétrico de suas fábricas.

Enquanto a situação acima é bastante específica, podemos destacar também alguns grupos de público um pouco menos segmentados, como uma audiência infantil, sendo esse o principal alvo de uma marca de brinquedos, com sua comunicação focada em tal grupo.

A partir dessa definição se torna mais prático para uma companhia ter sucesso em relação às suas atividades de negócio, conquistando a atenção desses clientes em potencial, contando com estratégias que sejam montadas em cima de tal persona comercial.

Qual a diferença entre persona e público-alvo?

Para que uma oferta de grelha de inox possa ter um melhor desempenho comercial é importante que as estratégias comerciais em cima disso sejam feitas através em cima da sua persona de vendas, o que faz com que tal conceito seja confundido com o público-alvo.

De fato existe uma relação entre ambos os pontos, já que uma persona se trata justamente de uma figura a ser criada em cima das principais características de um público que se busca alcançar, tratando-se quase de um personagem que possa ajudar uma empresa.

A partir de atributos comuns do seu público-alvo, como idade, gênero e preferências do mercado, é possível criar um personagem, tal como João, um dono de uma pizzaria que procura por mangueira de combate a incêndio para instalar em seu restaurante.

Com base nessas informações é possível criar um anúncio melhor direcionado, com isso sendo válido também para qualquer outro tipo de estratégia a ser adotada, permitindo assim ter uma melhor relação com o seu público-alvo, fortificando assim o seu número de vendas.

A importância de definir o seu público-alvo

Diante de tudo o que já foi tratado até aqui é possível ter uma noção clara sobre a importância de definir qual é o público-alvo de empresa, com isso ajudando diretamente no alcance de qualquer que seja os resultados esperados por parte de uma companhia.

Muito disso está associado às vantagens que podem ser conquistadas a partir do momento em que uma empresa que trabalha com o fornecimento de equipamentos em aço inox define o seu público-alvo, tendo acesso então a vantagens como:

  • Maior chance de vendas;
  • Estratégias mais eficientes;
  • Comunicação de maior sucesso;
  • Melhor penetração de mercado.

Todos esses pontos podem ajudar tanto no maior alcance de vendas por parte de uma empresa, como também a conquistar mais assinantes para um serviço de streaming ou até mesmo doadores que possam ajudar nas atividades de uma ONG.

Agora, para que seja possível ter acesso a todos esses benefícios destacados acima é necessário trabalhar bem com o seu público-alvo, definindo então características que venham a descrever o perfil específico que um projeto está em busca de alcançar.

Diferentes perfis de público

Frente a importância de definir o seu público-alvo, facilitando assim os serviços da área de vendas, marketing entre muitos outros segmentos de uma companhia, é necessário então conhecer quais são os pontos que podem ajudar a diferenciar uma audiência.

Nesse caso podemos falar sobre a idade do público, seu gênero, sua localização ou até mesmo o seu perfil comportamental, com uma marca de guitarras elétricas vendendo suas peças especialmente para quem trabalha com o universo da música, por exemplo.

Ao definir então quais são as características principais de sua audiência é possível melhor trabalhar com tal público, com isso levando a uma melhor performance por parte de uma companhia ou de qualquer outro tipo de projeto dentro do mercado ou sociedade.

Para então obter uma maior sucesso na oferta de tenda piramidal, algo a ser mais procurado por quem atua na organização de um evento, é importante então conhecer a fundo as características de tal audiência, sendo relevante a definição de tal público.

Como melhor definir o seu público-alvo

Diante das vantagens a serem conquistadas ao trabalhar em cima de um grupo específicos de possíveis clientes, é necessário então saber como atuar ao lado de sua audiência de interesse, seguindo alguns passos para melhor fazer tal seleção:

Conheça o seu mercado

Cada empresa pode encontrar um perfil diferente de pessoas que possam vir a ter interesse em seus produtos e serviços. Normalmente essa audiência costuma ser mais ampla, sendo importante fazer um recorte maior para posteriormente ir delimitando essa sua audiência.

Conheça o seu produto

Após identificar o que o público como um todo pode estar em busca, o próximo passo é definir exatamente o que uma empresa pode oferecer em frente a isso. Conhecer bem as características de um serviço facilita a encontrar aqueles que podem precisar disso.

Faça uma pesquisa completa

Associada às dicas anteriores é importante fazer uma grande pesquisa, seja em relação ao público ou ao segmento de mercado ao qual uma companhia se encontra. A partir de um estudo complexo é possível identificar características específicas dessa sua audiência.

Com a ajuda desses dados torna-se mais fácil a definição de quem pode vir a ser o seu público-alvo, por mais amplo que ele possa ser, como é o caso de uma oferta de equipamento contra incêndio, voltado então a escolas, restaurantes e outros espaços.

Observe o que ocorre ao redor

Por fim é válido alertar que pode ser mais fácil definir o seu público-alvo ao olhar para a audiência já conquistada pelos seus concorrentes. Dessa forma se torna mais fácil definir estratégias para alcançar o mesmo público ou até mesmo buscar por segmentos diferentes.

A partir de todas essas ações é possível então conquistar uma melhor performance dentro do seu segmento, sendo primeiro necessário entender que área é essa, com tudo isso estando associado aquilo que chamamos então de público-alvo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade