Como proteger as unhas dos pés?

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por admin
em setembro 21, 2022

As unhas dos pés são expostas a muitos fatores diferentes todos os dias. Eles são afetados pela pressão de sapatos muito apertados, entram em contato com fungos (por exemplo, na piscina) e a higiene inadequada não ajuda. 

Seu bom estado permite que você se proteja contra doenças desagradáveis, como, por exemplo, unha encravada ou micose. Como reconhecer as doenças mais comuns das unhas dos pés e como se proteger delas? Quais tratamentos de unhas podem ser realizados no podólogo?

Fungo de unha – o que é e como você o obtém?

Um dos problemas mais comuns nas unhas dos pés é a micose. É causada pela chamada dermatófitos. Estes cogumelos podem quebrar a queratina, que constrói a unha em quase 90%!

A micose é contagiosa , então você pode “pegá-la” em locais públicos, andando descalço, por exemplo, na piscina, na praia. É por isso que sempre vale a pena ter seus chinelos.

A micose também pode se desenvolver quando:

  • emprestamos o calçado de alguém (se essa pessoa tiver uma infecção, é quase 100% certo que os fungos serão transferidos),
  • não nos preocupamos com a higiene dos pés.

A higiene inadequada dos pés é principalmente a lavagem irregular e a criação de um ambiente quente e úmido, por exemplo, como resultado de uma caminhada muito longa com tênis ou uso de sapatos femininos com os pés ainda molhados. 

Quando se trata de proteção antifúngica, também é crucial cuidar da roupa íntima limpa – você deve usar meias novas todos os dias.

Pessoas com tendência a sudorese excessiva, imunidade enfraquecida de todo o organismo ou distúrbios hormonais estão no grupo de “maior risco” de desenvolvimento de onicomicose. 

Os diabéticos também são mais propensos a sofrer de pé de atleta (está associado a um fenômeno perigoso, o chamado “pé diabético “), pessoas com sobrepeso, pessoas com doenças cardiovasculares ou que tenham feito antibioticoterapia.

Fungo nas unhas – sintomas

Devido aos sintomas característicos da onicomicose, é relativamente fácil de reconhecer. Em primeiro lugar, a aparência e a cor da placa ungueal mudam ligeiramente. 

Podem aparecer cores brancas, marrons ou levemente amareladas. A placa em si é mais frágil e quebrável. Quando a unha é tocada, há desconforto e em um estágio mais avançado – dor.

Há sempre um odor desagradável no desenvolvimento do fungo do pé/unha . Para confirmar esta doença, um especialista realiza um exame micológico – ele pega um fragmento da unha e tecido subungueal. Com base nisso, ele reconhece um tipo específico de cogumelo.

Unhas encravadas – o que é favorável para elas e como reconhecê-las?

As unhas encravadas também são um dos motivos mais comuns para visitar uma clínica de podologia. Esta é uma condição na qual as bordas laterais da placa ungueal começam a crescer na pele circundante (o chamado eixo da unha).

Esta situação é muito dolorosa e causa grande desconforto, especialmente durante a caminhada e outras atividades onde se cria pressão nas unhas. O crescimento da unha mais frequentemente diz respeito à placa do dedão do pé, pois é muito mais difícil do que as outras.

Os seguintes fatores contribuem para o crescimento das unhas:

  • Encurtamento inadequado das unhas,
  • Calçado muito apertado ou salto alto com pontas pontiagudas,
  • Danos / feridas / cortes nas unhas,
  • Onicomicose (a placa é quebradiça e enfraquecida, o que faz com que ela cresça na direção errada),
  • Algumas doenças, por exemplo, defeitos de postura, diabetes mellitus, insuficiência venosa;
  • Muito peso corporal, especialmente na obesidade ou durante a gravidez.

O crescimento inadequado das unhas é acompanhado por vermelhidão da dobra ungueal e dor que se intensifica com o tempo. A unha encravada também causa pequenos danos na forma de uma ferida. Embora no início seja inofensivo, devido à negligência e falta de tratamento, pode se transformar em uma úlcera purulenta.

As unhas encravadas irritam as estruturas internas e, portanto, podem promover o desenvolvimento de inflamação. Ele tende a se espalhar, por isso também pode afetar outras partes do corpo, como articulações.

No tratamento de unhas encravadas, os métodos mais recomendados são as pinças que mudam a direção do crescimento da unha e as chamadas O método de Arcádia. Ambos os tratamentos são realizados por um podólogo.

Corte de unhas – como fazê-lo corretamente?

As unhas devem ser aparadas regularmente e a placa ungueal não deve crescer muito – caso contrário, é propensa a lesões. A longa lâmina ungueal é constantemente pressionada pelos sapatos saltos fechados, o que também aumenta sua fragilidade e fragilidade.

No entanto, as unhas não devem ser cortadas muito curtas perto da pele e em formato redondo, pois esse é o erro básico que geralmente acaba com a unha encravada. As bordas das unhas dos pés devem ser mais quadradas, principalmente nos cantos.

É melhor encurtar a lâmina ungueal quando molhada. Portanto, antes do procedimento, vale a pena mergulhar os pés em água com a adição de uma preparação amaciante. Finalmente, as unhas precisam ser lixadas para alisá-las. É melhor usar um arquivo de vidro ou papel. Os de metal também podem enfraquecer a placa.

Como proteger as unhas dos pés?

Proteger as unhas dos pés ao mesmo tempo significa profilaxia contra as duas doenças mais comuns. O mais importante é a higiene, ou seja, a lavagem regular dos pés (de preferência com um gel destinado a este fim) e o uso de meias frescas todos os dias. Depois de lavar os pés, você precisa secá-los bem.

Vale a pena desistir de pegar emprestado os sapatos de outra pessoa. Andar descalço deve ser evitado na piscina e em áreas públicas. A chave também é o corte correto das unhas, usando sapatos confortáveis ​​(no verão é melhor usar chinelos/sandálias para que os pés tenham circulação de ar).

Mudando a cor das unhas dos pés – o que isso significa?

As unhas, além de sua função protetora (muitos vasos sanguíneos e terminações nervosas correm sob a placa ungueal, daí a dor intensa após bater no dedo), são uma ótima “ferramenta” de diagnóstico. Qualquer descoloração dentro da placa ungueal é um sintoma perturbador, ao mesmo tempo que facilita a distinção de certas doenças.

Uma cor branca, marrom ou amarelada, que também é acompanhada por um odor desagradável, indica micose.

A cor amarela da placa ungueal também pode ser um sintoma de:

  • Psoríase
  • Icterícia
  • Excesso de betacaroteno no organismo.

Por sua vez, a cor marrom da placa ungueal, além da infecção fúngica, ocorre com:

  • Doenças da tireóide,
  • Envenenamento por cobre,
  • Fumar excessivamente.

A cor preta também pode aparecer nas unhas. Se ocorrer após um impacto e desaparecer em poucos dias/semanas, é provável que seja um hematoma. No entanto, se a marca de nascença persistir por muito tempo, vale a pena ir a uma consulta especializada, pois pode ser um sintoma de melanoma.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade