A odontologia é uma especialidade com mercado muito acirrado no Brasil. Isso porque, só em território nacional, de acordo com pesquisas, metade dos dentistas formados estão em São Paulo, o que torna a profissão uma área de muita concorrência, devido à sua alta demanda de profissionais.
Entretanto, mesmo enfrentando essa quantidade de profissionais, é possível se destacar em meio a área da odontologia através de especializações.
Nesse sentido, é possível contar com diferentes áreas onde é possível se especializar através de cursos e até mesmo pós-graduações.
Esse estudo aprofundado de uma determinada área da odontologia vai poder diferenciar o seu atendimento, e pessoas com determinado problema saberão que dentre todos os profissionais.
Você ou sua clínica que atende odonto empresarial, são especialistas no assunto, e esse é um detalhe que faz toda a diferença para o sucesso do profissional.
Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito da especialização do profissional dentista, as oportunidades mediante a essa formação, benefícios para sua clínica e seu atendimento, de forma que essa formação especial pode te ajudar a construir uma carreira bem sucedida.
O que faz um profissional da odontologia?
Para aquelas que não sabem, a principal função do profissional odontológico é atuar na prevenção de doenças do sistema mastigatório, além de trabalhar em pesquisas para prevenir essas doenças e problemas bucais, de forma a desenvolver tratamentos cada vez mais inovadores que sejam cobertos por plano dental completo.
Além disso, é possível citar as especializações dessa área. Ou seja, um dentista pode atuar em cirurgias, questões estéticas, ou tratamentos específicos, como é o caso do ortodontista que é um especialista em tratamentos de aparelho bucal, por exemplo.
Além disso, é possível afirmar que o profissional de Odontologia, que além de ser chamado de dentista popularmente, também pode ser conhecido como odontologista, tem duas grandes frentes de atuação: prevenção e cura de doenças relacionadas à boca e estética. Ou seja, é possível se especializar em uma área e se focar em seguir carreira nela.
Como ser um especialista nessa área?
O primeiro passo é buscar por uma formação básica na área odontológica, que será realizada em um curso superior.
Uma vez formado como dentista “geral”, basta buscar pela melhor especialização, do ponto de vista financeiro, mas também uma especialização que você goste, afinal de contas, é nela que seguirá sua carreira.
Vale lembrar algumas especializações possíveis nessa área que são:
- Odontologia Legal
- Ortodontia
- Periodontia
- Traumatologia e Cirurgia
- Cirurgia Geral
- Odontopediatria
- Odontologia estética
Em suma, é possível afirmar que as especialidades consistem em cursos mais rápidos do que a primeira formação básica.
Vale lembrar que mesmo depois de se tornar um especialista, é necessário continuar pesquisando e estudando para contribuir com novas descobertas e melhorar cada vez mais seu atendimento, mesmo que sua clínica atenda somente pacientes de um plano empresarial odontológico, por exemplo.
Quais os benefícios da área da odontologia?
Apesar de ser considerado como uma área “lotada”, escolher essa profissão pode te levar a contar com alguns benefícios.
Entre eles, a principal característica da profissão giram em torno do profissional ter condições de abrir sua própria clínica especializada, podendo aceitar ou não um plano odontológico bom.
Dessa forma, além de dentista especializado, o profissional tem a chance de ser um empreendedor, o que pode beneficiá-lo de forma especial, uma vez que, com a independência de seu negócio, é possível oferecer tratamentos personalizados e gerir sua clínica de acordo com seus próprios ideais e objetivos.
Além disso, é possível afirmar que a área de odontologia é uma área que oferece uma boa remuneração a seus profissionais, atendendo procedimentos particulares ou através de um plano dentário empresarial.
Vale lembrar que todos esses benefícios citados ficam ainda mais prováveis quando o profissional dentista resolve buscar uma especialização e estuda cada vez mais para se tornar um especialista focado em um determinado conhecimento.
Resumidamente, uma vez especialista, é possível ganhar mais, mesmo trabalhando menos.
Por último, mas não menos importante, além de trabalhar atendendo pacientes também é possível fazer parte de pesquisas para buscar cada vez mais inovações quando o assunto é tratamento odontológico e assim transformar a área em uma especialidade ainda mais eficiente e benéfica a seus pacientes.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.
Deixe um comentário