Você já ouviu falar em infecção bucal? Apesar do nome, as doenças relacionadas com a infecção da boca são comuns, como por exemplo as cáries, gengivites e, até mesmo, doenças periodontais, que podem causar diversos sintomas e desdobramentos mais drásticos, como a extração dos dentes ou queda dos mesmos.
Além disso, é importante frisar que esses problemas podem acontecer em qualquer idade, o que eleva a necessidade de estar atento a sintomas desses problemas e tomar atitudes de prevenção para evitá-los a qualquer custo.
Portanto, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre infecção bucal e os perigos de doenças relacionadas a essas infecções, bem como, confira formas de evitá-las para ter um sorriso estonteante e saudável sem a necessidade de busca por tratamentos estéticos, como por exemplo, a colocação de facetas de resina.
O que é uma infecção bucal?
Assim como já mencionado anteriormente, as infecções bucais são problemas bem comuns. Isso porque elas são desenvolvidas por bactérias bucais que também podem causar vírus, cárie, doença periodontal e outras infecções bucais comuns em crianças e adultos.
Dessa forma, algumas dessas infecções são evitáveis justamente com uma boa higiene bucal, uma vez que a higiene bucal é capaz de diminuir consideravelmente a quantidade de bactérias presentes na boca.
Assim, leia seguir algumas das principais infecções bucais que podem acontecer em qualquer idade, caso o paciente não tome os devidos cuidados para evitá-las:
- Cárie;
- Gengivite;
- Doença periodontal;
- Doença mão-pé-boca;
- Herpangina;
- Candidíase;
- Afta;
- Herpes labial.
Mesmo sem sintomas, algumas das infecções mencionadas podem estar presentes nos dentes, isto porque assintomáticas ou não, elas prejudicam toda a saúde bucal e física do indivíduo.
Quais são os sintomas de uma infecção bucal?
Assim como qualquer doença, os sintomas estão associados ao tipo de doença, que por sua vez pode irritar ou destruir diferentes tecidos de diferentes formas.
Sendo assim, o mais indicado, principalmente para pacientes que usam aparelho dental de porcelana, é buscar o dentista ao sinal de qualquer sintoma.
Entretanto, em geral, os sintomas das doenças mais comuns relacionadas à infecção bucal estão atreladas a coisas como, dores de dente, mau hálito, muitas vezes sensibilidade dental ou escurecimento dos dentes.
Quais são os métodos indicados para prevenir as infecções bucais?
Mesmo para os pacientes que utilizam aparelho invisível, é possível realizar algumas ações que podem prevenir o surgimento das doenças bucais infecciosas, diminuindo a probabilidade de desenvolvimento em cerca de 95%.
Confira a seguir quais são os métodos de prevenir essas infecções bucais.
- Higienização
Em primeiro lugar, é preciso que você se preocupe em escovar seus dentes da forma correta, sempre após as refeições, ou seja, no mínimo três vezes ao dia, e usando o fio dental para limpar partes de sua boca onde a escova não alcança.
Em suma, a limpeza bucal evita a ação das bactérias e microrganismos, principais causadores de doenças bucais infecciosas.
Portanto, ao ter uma boa rotina de escovação, fazendo a limpeza da forma correta, as chances de desenvolver essas doenças acabam sendo bem remotas.
- Alimentação
Outro ponto importante que deve ser observado e controlado é a nossa alimentação. Isso porque, existem alimentos que vão ajudar o paciente no combate a doenças bucais, principalmente aqueles com vitaminas e nutrientes como o cálcio.
Além disso, também é necessário a ingestão de água.
Para evitar a necessidade de buscar por facetas de porcelana antes e depois devido a problemas por queda dos dentes, busque evitar alimentos ricos em açúcar, uma vez que esse componente aumenta as chances do desenvolvimento de cáries e faz muito mal para os dentes.
- Visita ao dentista
Por último, mas não menos importante, é importante fazer visitas regulares ao dentista, não só quando é preciso de informações de tratamentos, como por exemplo a solicitação por aparelho de porcelana preço.
Isso porque, o dentista é o único profissional especializado e capaz de fazer avaliações para identificar problemas bucais em seu estágio inicial, o que aumenta as chances de tratamentos bem sucedidos e diminui a probabilidade do paciente sofrer com consequências mais sérias, como a própria extração dental, realizada quando é necessário.
Quais são os métodos de tratamento para tratar as infecções bucais?
Assim como os sintomas, da doença e cada paciente pode ter um melhor tratamento indicado. Por isso é importante buscar um especialista que poderá indicar o melhor caminho a ser seguido.
Entretanto, entre os tratamentos mais comuns estão procedimentos como:
- Canal;
- Obturação;
- Limpeza;
- Clareamento.
Consulte um dentista de confiança periodicamente, prevenindo quaisquer problemas, ou iniciando os tratamentos adequados antes que uma cárie pequena se torne uma canal.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.
Deixe um comentário