Dor de cabeça: pode estar ligada com problemas na saúde bucal?

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por admin
em agosto 9, 2022

Em tempos de uma vida tão intensa e com tempo mais escasso, muitas pessoas relatam ter dor de cabeça de maneira frequente. 

Com isso, algumas pessoas ligam esse fato a uma vida estressante, as muitas horas que passamos em frente às telas, como computador, televisão e aquele que sempre está por perto, o celular.

Qual a relação entre dor de cabeça e saúde bucal?

Porém, o que muitas pessoas não sabem, ou pelo menos não levam em consideração, é que a saúde bucal também é um dos fatores que causam intensas dores de cabeça e que não desaparecem facilmente, porque neste caso, é um sintoma de algo maior.

É fácil perceber a ligação entre os envolvidos, por exemplo, os dentes são órgãos do corpo humano que se aparentam com ossos, mas não são. 

Por sua vez, eles possuem ligação ao osso alveolar através da raiz que possui por sua vez ligações nervosas.

Pode-se dizer que a cabeça, assim como todo corpo humano, funciona como uma engrenagem de uma máquina. Ou seja, quando há um problema nos dentes, dá para observar alterações e sintomas, como é o caso da dor de cabeça.

Quais os principais problemas odontológicos que podem causar a dor de cabeça?

Pode-se citar algumas causas de dores de cabeça nas pessoas, como:

  • Bruxismo;
  • Infecções dentárias;
  • Nascimento do siso em posição incorreta;
  • Colocação de aparelho dentário.

É preciso começar pelo bruxismo, que é muito comum, sendo resultado do ranger realizado pelos dentes, que costuma ser normal durante o sono. 

O paciente que possui esse tipo de problema geralmente relata dor de cabeça no período da manhã logo após acordar, e isso se deve pelo tensionamento muscular que ocorre.

O bruxismo também apresenta desgaste dentário a longo prazo e edemas gengivais. No caso de sentir sintomas parecidos, não deixe de procurar ajuda em um consultório dentário.

As infecções dentárias também são causas para dores de cabeça, além dos incômodos no dente. 

Com isso, um canal mal tratado, ou infecções internas, podem causar inflamações que levam a estímulos nervosos, resultando em uma dor de cabeça aguda e constante. Entretanto, na maioria das vezes, esses sintomas são confundidos com enxaqueca.

Após procurar um médico clínico geral ou um neurologista e tem os problemas sanados, é relevante procurar um dentista especializado em canal, pois então, só ele poderá detectar algum tipo de infecção a ser tratada.

O famoso dente do juízo também está no rol dos problemas bucais que podem levar à dor de cabeça. 

Isso significa que nem sempre ele nasce na posição correta, e quando surge, o siso fica dentro da gengiva, o que acaba causando uma pressão nos outros dentes.

Dessa forma, a dor de dente unida à de cabeça pode ser tão intensa que é comum a procura de uma clínica odontológica 24 horas  para o atendimento imediato por um profissional da odontologia. 

Com isso, é possível ter um alívio da dor através de procedimentos clínicos.

O aparelho ortodôntico costuma ser muito utilizado por crianças e adolescentes, e é amplamente usado para a correção da posição dos dentes e da mordida. 

Para os adultos, isso também se tornou uma opção cada vez mais comum, principalmente após a disseminação do aparelho transparente

Entretanto, apesar de ser conhecido como aparelho invisível, ele tem a mesma função do comum. 

Desse modo, seria o alinhamento dos dentes e da mordida através de um arco de fio ortodôntico, feito de níquel-titânio, sobre os braquetes- colados diretamente nos elementos dentários- presos pelos anéis de borracha e assim, forçam para causar o alinhamento. 

Esse processo, pela força do dente, pode causar dor de cabeça. Como já visto, a estrutura óssea e muscular do rosto é ligada. Então, nesse caso, é recomendado procurar o dentista e informá-lo se a dor foi muito intensa.

Nesse exemplo, também dá para citar quando há aplicação da lente de contato de resina sobre os dentes. Porém, enquanto a adaptação acontece, pequenas dores de cabeça podem ser geradas.

Qual o papel do dentista para amenizar as dores de cabeça?

Além disso, vale procurar um dentista, caso a dor de cabeça seja constante e não tenha obtido um diagnóstico junto ao clínico geral e até mesmo um neurologista.

O odontologista faz parte da equipe multidisciplinar que investiga dores de cabeça. 

Quando o bruxismo for diagnosticado, o tratamento adequado pode ser prescrito através de placas de silicone. Agora, caso a causa seja ligada a infecções, é preciso o tratamento do canal com a realização de procedimentos complementares para a solução do distúrbio. 

Com isso, consegue melhorar a qualidade de vida do paciente de modo geral. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade