O cisto de boca é considerado uma lesão revestida de tecido epitelial, podendo ser encontrado em várias regiões pelo corpo. Geralmente, esses cistos apresentam diversos sintomas, onde exibem secreções pastosas ou líquidas.
Os cistos mais comuns são os que são formados nos dentes, geralmente aparecem em dentições permanentes, podendo apresentar incômodo ao indivíduo.
Em alguns casos, devido a gravidade do problema, pode haver perda dentária, necessitando de um ou mais implante de dente para substituir os que foram perdidos. Continue a leitura para entender melhor sobre cisto odontogênico calcificante.
O que é cisto odontogênico calcificante?
Existem diversos tipos de cistos bucais identificados por especialistas, porém, todos tendem a ser silenciosos, o que de certa forma acaba sendo perigoso por causar danos irreversíveis aos dentes.
Quando há a sua identificação, o dente possui uma cavidade revestida de tecido epitelial onde fica acumulado líquidos com altos números de bactérias e células mortas.
As paredes dessas cavidades formadas, são grossas e, se não identificado, a tempo pode crescer e espalhar, onde pode haver a perda dentária, necessitando muitas vezes recorrer a um procedimento de implante dentário para substituir o dente.
Quais os sintomas dos cistos bucais?
Inicialmente, os cistos buscam não apresentar sintomas, o que complica o fechamento de um diagnóstico. Entretanto, quando o indivíduo frequenta o dentista periodicamente, esse problema pode ser identificado com mais facilidade.
Os sintomas dos cistos bucais aparecem quando o indivíduo apresenta um quadro considerado grave, necessitando de maior atenção e cuidados. Esses sintomas podem ocorrer em forma de:
- Dor no local;
- Dores de cabeça;
- Dores na garganta;
- Manchas vermelhas ou brancas na língua e bochecha;
- Dormência na língua;
- Feridas na cavidade bucal;
- Incômodo ao engolir;
- Febre.
Antes que esses sintomas possam vir a aparecer, frequente o dentista pelo menos duas vezes ao ano, para que o problema seja identificado inicialmente, tendo um tratamento mais rápido e simples.
Há casos de perda de dentes quando o cisto não é encontrado de maneira inicial, assim muitos indivíduos buscam saber preços de implantes dentários para que possam voltar a sorrir novamente.
Quais os tipos de cistos bucais?
Dentre diversos tipos de cistos que podem ser encontrados na boca, estão:
- Cisto da lâmina dentária;
- Queratocisto;
- Cisto dentígero;
- Cisto de erupção;
- Cisto periodontal apical;
- Cisto periodontal lateral;
- Cisto odontogênico calcificante.
O cisto da lâmina dentária é um caso que aparece com mais frequência em crianças, no caso bebés recém-nascidos, onde são localizados nos alvéolos do maxilar em forma de nódulos.
Os queratocistos, também conhecidos como cisto primordial, é um tipo de nódulo que cresce muito mais do que os outros, gerando dor e incômodo ao indivíduo. Esse problema é comum no terceiro molar, entretanto pode surgir em outras regiões da boca, mais frequente no maxilar.
O cisto dentígero aparece com mais frequência em adolescentes, surgindo na coroa do dente, também sendo mais frequente no terceiro molar, porém seu crescimento é assintomático e lento, podendo deslocar os dentes da arcada dentária.
O cisto de erupção pode ocorrer tanto em crianças que possuem dentes de leite, quanto em adultos que estão prestes a perder os permanentes, ou seja onde ambos estão passando por processos de erupção. Geralmente é percebido a gengiva arroxeada, tendo característica hemorrágica, nascendo na coroa dentária.
Pessoas que possuem aparelho dental de porcelana ou outros aparelhos ortodônticos, podem ter um diagnóstico mais rápido desses cistos, pois por ter que se consultar mensalmente para obter a manutenção do aparelho, o profissional pode notar algo e dar o diagnóstico mais rápido.
O cisto periodontal apical ainda é pouco conhecido atualmente por especialistas da odontologia, porém há estudos que essa lesão ocorre devido a formação e proliferação das células epiteliais.
O cisto periodontal lateral, também não é descoberto pela odontologia, mas os estudos foram encontrados esse problema em dentes de pessoas por volta dos 40 anos de idade, nos dentes caninos inferiores e com mais frequência nos dentes pré-molares.
O cisto odontogênico calcificante, também tema do conteúdo, é uma lesão considerada rara, e tem características de neoplasia, sendo então um tumor, porém benigno.
Geralmente, aparecem entre os 20 anos a 50 anos de idade, em locais da arcada dentária,necessitando de intervenção odontológica para evitar que o problema se torne mais grave.
Como tratar os os cistos bucais?
Dentre tantos tipos de cistos bucais, o seu tratamento consiste em uma limpeza na área que está acometido do problema, onde pode-se ser feito um procedimento cirúrgico para retirada do cisto.
Quando o grau do cisto é leve, o profissional consegue realizar o procedimento de retirada manualmente, já nos casos graves é indispensável a extração do dente afetado.
Como dito anteriormente, para recuperar o dente perdido, há métodos como implantes, próteses, entretanto, caso o indivíduo queira melhorar a aparência de todos os dentes após os procedimentos e tratamento, é indicado facetas de resina ou lentes dentárias para melhorar a estética do sorriso.
Agora que você já sabe do que se trata os cistos bucais, não deixe de estar sempre consultando o seu dentista periodicamente, assim evitando complicações futuras e obtendo um tratamento precoce.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.
Deixe um comentário