Estratégias de precificação para maximizar os lucros

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em maio 12, 2023

Muito pode influenciar na decisão de compra de um cliente, tal como a qualidade de um produto, o seu nível de demanda, as opções disponíveis e, principalmente, o preço praticado. Isso acaba fazendo das suas estratégias de precificação essenciais.

A partir do momento em que uma marca consegue trabalhar com uma boa definição de preço é possível ampliar a sua performance no mercado, fazendo assim com que o público possa ter um maior tipo de interesse acerca dessa oferta a ser oferecida no mercado.

A questão é que essa definição de valores não é algo tão simples assim de se decidir, afinal, preços baixos podem atrair o seu público, contudo, trabalhar com uma compensação muito baixa pode acabar afetando os resultados a serem conquistados por tal negócio.

Tal tipo de adequação é válida então para os mais diferentes tipos de empreendimentos, desde quem trabalha com o fornecimento de materiais como grelha de inox ou até mesmo por um pequeno armazém, levando em conta os diferentes preços para cada mercadoria.

O mais importante é trabalhar com uma variação de preço que se mostra positiva para todos associados a uma negociação, o que inclui o empreendimento em questão, os seus clientes, parceiros comerciais ou até mesmo os fornecedores que atuam com tal negócio.

Diante de uma boa definição de preço é possível até mesmo ampliar o volume de lucro a se receber,  sabendo que o inverso também pode vir a acontecer, fazendo assim com que um negócio tenha sua lucratividade afetada ao não trabalhar com bons índices de precificação.

A recepção do público é um dos pontos que mais deve ser visto com atenção, afinal, é através de uma pesquisa por seladora para madeira preço na internet que um cliente em potencial pode vir a decidir por sua compra, de acordo com as diferentes ofertas a se achar.

Tudo isso deve ser considerado por parte de quem gerencia um negócio, de modo então a otimizar a performance desse empreendimento, considerando então todos os desafios e oportunidades que podem ser encontrados dentro de um mercado em específico.

Nesse sentido, para conseguir se destacar dentro de um espaço que se mostra cada vez mais competitivo é importante saber lidar com todas as armas ao seu dispor, com isso indo desde a qualidade dos seus produtos e serviço, até o valor cobrado em cima deles.

Do que se trata o sistema de precificação?

Esse sistema está relacionado aos preços a serem trabalhados por uma empresa no mercado, cobrando então por algum tipo de valor específico para que o público possa usufruir daquilo que uma companhia é capaz de oferecer a sua audiência de interesse.

Muitas são as questões a serem consideradas em relação a essa definição de preço, a começar pela existência ou não de uma demanda por um produto ou serviço, com isso permitindo a um negócio lidar com valores mais altos, existindo público para pagar.

Já em uma situação contrária, no que envolve tanto segmentos com muito concorrentes ou até mesmo empresas que acabam de entrar no mercado, pode ser mais vantajoso trabalhar com preços menores, de forma a trazer uma maior atenção aos seus produtos disponíveis.

Esse tipo de estratégia se mostra essencial justamente por lidar com algo capaz de definir a decisão de compra de um consumidor em potencial, onde ao procurar por alugar caminhão munck, um indivíduo pode verificar a qualidade do veículo, mas também o preço do serviço.

Tal definição de preço deve considerar também a existência de outros aspectos, destacando os custos de produção, transporte e tudo mais o que possa encarecer suas ofertas, sendo preciso arcar com todos esses débitos, adicionando esse percentual ao preço praticado.

De um modo geral é importante lidar com a melhor estratégia durante a definição dos seus preços, considerando como essa atividade pode ser essencial em relação aos resultados a serem alcançados por uma companhia dentro do seu segmento de mercado.

Vantagens de trabalhar bem a suas estratégias de precificação

A partir do momento em que um negócio consegue adotar uma boa estratégia de preço é possível ter acesso a uma série de benefícios em relação à gestão de tal empreendimento, passando então por vantagens como:

  • Visão mais clara do seu lucro;
  • Melhor possibilidades de venda;
  • Destaque no mercado;
  • Relação de clareza com o público.

Com esses pontos em seu horizonte um serviço de locação de geradores a diesel pode vir a conquistar uma melhor performance dentro da sua área, com esse mesmo tipo de associação podendo ser feita para negócios dos mais diferentes tipos de porte.

O mais importante em cima disso acaba sendo a forma como uma boa estratégia de precificação é capaz até mesmo de ampliar o faturamento de um projeto, sendo esse um dos principais objetivos por trás da gestão dos mais diversos perfis de negócio.

Existe uma ligação clara nessa relação, afinal, quanto mais um cliente pagar por algo, maior é a quantidade de dinheiro a ser recebida pelo negócio. No entanto, é válido dizer que as coisas não são tão simples assim, com essa questão de preço sendo algo mais complexo.

Diante disso é importante então trabalhar ao lado das melhores táticas de precificação, de modo então a garantir com que ao pesquisar por laudo ergonomico preço um cliente em potencial seja então direcionado ao contato de uma empresa em particular.

Boas estratégias de precificação

Da mesma forma em que existem muitos aspectos que podem vir a afetar o preço de um produto no mercado, o mesmo pode ser dito em relação às estratégias disponíveis para definir qual é o melhor valor a ser cobrado pelos serviços, sendo importante conhecer elas.

Preços por concorrência

Esse sistema é de grande valor para quem acaba de entrar no mercado, sendo possível definir o seu preço em cima da cobrança comum a ser feita pelos seus concorrentes. Dessa forma é possível se adequar ao percentual que já é esperado por parte do seu público.

Tendo essa base em mente é possível até mesmo trabalhar com uma certa variação em sua cobrança, chamando assim a atenção de quem esteja à procura por aluguel de geradores de energia preço, por exemplo.

Valor premium

Tal método de precificação envolve uma cobrança acima do comum por parte de um produto ou serviço, considerando os atributos extras a serem oferecidos, tal como uma poltrona mais confortável em um avião ou uma versão sem anúncios de uma plataforma.

Sistema freemium

Por outro lado, o modelo freemium atua de forma contrária, com o público pagando menos, nesse caso por nada, para ter acesso a algum tipo de serviço. É o caso de algumas plataformas de streaming de música, por exemplo, diante de uma oferta mais limitada.

Esse tipo de sistema pode ser eficaz para trazer mais público para um serviço, tornando-se mais fácil conquistar por clientes dentro desse grupo que estejam dispostos a pagar por um serviço premium, como descrito acima em busca de uma melhor experiência.

Skimming

O skimming se trata de um sistema de precificação onde o valor de um produto vai diminuindo com o passar do tempo. Trata-se de algo comum no mercado de eletrônicos, considerando que um modelo de celular pode ir perdendo valor com os anos.

Penetração de mercado

O inverso também pode vir a acontecer, com uma marca nova de coletor de amostra inox optando por trabalhar com valores mais baixos durante sua entrada no mercado, mesmo que isso venha a afetar o seu lucro, considerando seu objetivo de entrar em um segmento.

Markup

Por último é válido destacar o markup, conhecido também como preço de custo acrescido, o que envolve uma porcentagem a ser cobrada em cima de um produto tendo como base a quantidade de lucro que se espera alcançar com a venda de cada unidade.

O problema é que ao exagerar no uso dessa estratégia, fazendo um orçamento muito alto pela a aplicação de um piso laminado durafloor, pode acontecer do profissional perder seu cliente para um concorrente, sendo esse um dos riscos de lidar com preços errados.

Erros a serem evitados na suas estratégias de precificação

Da mesma forma que uma boa estratégia de precificação pode ajudar um negócio a lucrar mais, o contrário também pode ocorrer, sendo importante então reconhecer alguns erros comuns que devem ser evitados durante essa definição de preços.

Podemos começar pela mudança brusca de preços sem considerar seus concorrentes, podendo isso prejudicar todo o mercado, acostumando o público a lidar com um valor que a longo prazo nem mesmo o seu negócio pode sustentar sem afetar o seu lucro.

Outras questões a serem consideradas envolve a falta de procedimentos internos para definir o seu preço, podendo assim prejudicar até mesmo a qualidade dos seus serviços, assim como não olhar o percentual necessário de lucro para manter o negócio na ativa.

Ao ter atenção a essas informações é possível então fazer uma melhor definição acerca dos preços a serem cobrados pelos seus serviços e produtos, criando assim uma situação positiva para todos no mercado, desde sua empresa até os seus clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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