A Internet das Coisas (IoT) é uma tecnologia que está cada vez mais presente em nossas vidas, afinal as transformações tecnológicas são feitas para melhorar nosso dia a dia, mas além disso ela está sendo usada nas empresas.
Afinal os empreendedores entenderam que a IoT pode ajudar a melhorar os resultados dos seus negócios, por meio de dispositivos que ajudam a captar e interpretar uma série de dados importantes, com isso conseguem otimizar os seus processos.
Já para as pessoas comuns a IoT é capaz de conectar itens usados no cotidiano, como:
- Meios de transporte;
- Eletrodomésticos;
- Agenda;
- Iluminação;
- Sistema de alarme.
Entre diversas outras coisas que são conectadas à rede mundial de computadores, transformando assim a presença da internet em diversos objetos em uma realidade cada vez mais próxima.
Ficou curioso e quer saber mais como a Internet é importante para a sua casa, sua empresa de corte e dobra, sua rotina e sua vida? Continue lendo esse texto, separamos as informações mais importantes sobre essa revolução tecnológica. Boa leitura!
Afinal, o que é a internet das coisas?
Antes de mais nada, é importante explicar o conceito da IoT, que pode ser definida como um recurso que garante a conectividade de vários itens que utilizamos em nosso dia a dia, essa tecnologia funciona com o uso do wi-fi ou bluetooth.
Por exemplo, quando controlamos o serviço de refrigeração por meio do celular, estamos usando a internet das coisas, mas é importante ressaltar que a IoT não se limita apenas ao uso em casa, diversas corporações também conseguem se beneficiar dessa tecnologia.
Os dispositivos que usam essa tecnologia conseguem gerar informações e ajudar nas atividades e acompanhamentos necessários para a sua rotina, por meio de uma rede conectada a diversos dispositivos.
Importância da internet das coisas
A IoT é muito importante e tem o poder de impactar a sociedade de diversas formas, seja trazendo mais conforto e comodidade para as tarefas diárias, ou até mesmo modificar a forma como consumimos produtos e serviços.
Essa é uma inovação capaz de fazer com que a demanda pelos produtos de uma empresas de montagem industrial, por exemplo, cresça e consiga impactar o seu cliente de diversas formas.
Aplicações da IoT
Agora que você já sabe tudo sobre a Internet das Coisas, vamos apresentar algumas aplicações que são usadas para simplificar a rotina de todos.
Casa Inteligente
A IoT consegue otimizar as tarefas do seu cotidiano, através desses dispositivos você consegue controlar as coisas da sua casa, como:
- Luzes;
- Ar-condicionado;
- Sistemas de segurança;
- Automação de toda parte elétrica e eletrodomésticos.
Esses sistemas são conectados à internet por meio do wi-fi e bluetooth, dessa forma você consegue programar sua casa da forma que você quiser, alterando todas as configurações, o que te permite mais autonomia e comodidade.
Cuidados de Saúde
A IoT também já é usada na área da saúde, neste setor os dispositivos automatizados se conectam e compartilham as informações de todos os pacientes, tudo por meio de um sistema de controle.
Dessa forma os funcionários não perdem tempo tendo que consultar pilhas e mais pilhas de documentos, o que facilita e agiliza os diagnósticos, por meio da IoT os hospitais conseguem:
- Melhorar a experiência do paciente;
- Fornecer melhores cuidados;
- Conseguir um bom impulsionamento nos resultados.
Otimizando a vida dos pacientes e funcionários, pois essa tecnologia consegue integrar os sistemas que cuidam da rotina de trabalho desses profissionais como o relógio de ponto biométrico, prontuários, sistemas de férias, etc.
Carros conectados
A Internet das Coisas também está sendo aplicada no setor automotivo, ela é aplicada para otimizar as funções internas dos veículos, trazendo mais precisão e conforto para esses automóveis.
Além disso, a IoT já está sendo usada para melhorar a experiência dos motoristas, saiba que um carro que usa essa tecnologia consegue otimizar a sua própria operação, manutenção e conforto para todos os seus passageiros.
Mas como isso é possível? Bom, tudo é feito por sensores de bordo e de conectividade com a internet, diversas marcas estão trabalhando para implementar essa revolução em seus automóveis.
Wearables
Wearables pode até ter um nome complicado, mas essa é uma tecnologia que veio para facilitar a vida das pessoas e aposto que você já usou, ou conhece alguém que conta com essa inovação.
Afinal essa tecnologia apresenta uma tendência de alta demanda em todo o mundo, diversas empresas já investiram de forma massiva na construção desses dispositivos, que nada mais são que aqueles relógios inteligentes.
O recurso é instalado com sensores e softwares que coletam dados sobre os usuários, a partir disso o material é pré-processado e levantar informações relevantes sobre a pessoa, com isso você tem acesso a questões relacionadas:
- Condicionamento físico;
- Saúde;
- Entretenimento.
Aliás, uma das prioridades da internet das coisas é a criação de equipamentos que podem ser usados pelas pessoas, como vestimentas, óculos e no caso dos relógios, sempre com o objetivo de atender as necessidades do dia a dia.
Internet Industrial
A IoT na indústria é desenvolvida através de serviços de automação industrial, essa tecnologia cresceu a um ponto que passou a ser conhecida como a Internet Indústria das Coisas.
Afinal, através da Internet das Coisas as empresas conseguem otimizar os seus processos e as funções dos seus colaboradores, além de oferecer mais qualidade para os seus clientes. Tudo isso graças a:
- Sensores;
- Software controle de estoque;
- Análise de Big Data.
Todas essas aplicações ajudam na eficiência dos processos, além de criar novas máquinas e equipamentos.
Quando falamos da Internet das Coisas na Indústria estamos nos referindo ao controle das funções, compartilhamento de dados, entregas automatizadas, produtos e serviços desenvolvidos com mais qualidade, captação do cliente.
Enfim, essa é uma tecnologia que pode ser usada de diversas formas e permite que as empresas consigam atender os seus clientes de uma melhor forma e com isso crescer no mercado, afinal a tecnologia não é mais coisa do futuro, mas sim uma realidade.
Toda essa tecnologia consegue compartilhar dados através de um cabeamento estruturado industrial, dessa forma as empresas conseguem utilizar todos os recursos da Internet das Coisas.
Benefícios da Internet das coisas para as empresas
Bom, como você viu a IoT pode ser usada em diversas aplicações para melhorar o nosso dia a dia, além disso ela está se tornando cada vez mais popular na indústria, veja a seguir alguns desses benefícios.
Insights para negócios
A IoT é capaz de gerar um alto fluxo de dados, com isso as organizações conseguem ter várias ideias capazes de agregar valor ao produto em que oferecem.
Por exemplo, uma empresa de monitoramento ambiental, consegue descobrir o comportamento do seu consumidor, isso permite que ela crie ações de marketing que sejam personalizadas para eles.
Assim você entende a sua persona e criar mecanismos para resolver os seus problemas de maneira efetiva, além disso é possível:
- Otimizar o tempo de entrega;
- Experiência de compra;
- Melhorar a central de atendimento.
Entre uma série de outras coisas, que irá aumentar o nível de satisfação do seu cliente, fazendo com que o seu negócio ganhe notoriedade e aumente seus rendimentos.
Redução de custos
Pense que devido a essa quantidade de informação que a sua empresa terá, você consegue identificar os pontos que podem ser melhorados e com isso reduzir custos desnecessários do seu negócio.
Essa redução de custos podem ser de diversos setores como:
- Campanhas de marketings
- Estoque;
- Evitar erros;
- Aperfeiçoar instalações;
- Compreender quais são os problemas que aumentam os dispêndios.
Tudo isso permite que você consiga trazer mais economia e eficiência para a sua empresa, até porque o desperdício não é só de dinheiro,mas também do tempo e produtividade dos seus funcionários.
Aumento de produtividade
Por meio do uso da internet das coisas, você consegue conectar diversos setores da sua empresa, com isso se torna muito mais fácil trocar informações, isso traz mais praticidade para os gestores e aumenta a eficiência do seu negócio.
Com esse controle eficiente, você consegue identificar quais são as lacunas existentes na sua equipe e com isso aumentar a produtividade deles, através de ações que visam acabar com a falta de rendimento.
Sem contar que a IoT permite a automação de várias funções, evitando o retrabalho dos seus funcionários, o que permite que eles gastem esse tempo que era perdido, em suas funções e garanta produtividade em todas as tarefas.
Ou seja, a Internet das Coisas realmente ajuda a vida de todas as pessoas, seja em nossa rotina ou até mesmo nas funções de trabalho.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Deixe um comentário