Como o marketing de conteúdo pode ser usado para gerar leads de qualidade

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em abril 27, 2023

Para conseguir ter um bom desempenho no mercado atual é importante contar com uma boa relação com o seu público, principalmente por causa da alta competição que vemos nos mais diversos segmentos. O marketing de conteúdo é algo que pode ajudar com isso.

Esse tipo de estratégia permite um negócio estabelecer uma relação com o público que vá muito além de uma simples oferta comercial, fazendo com que uma audiência de fato possa se conectar a uma marca, com isso ajudando futuramente em seus resultados de venda.

Ou seja, mesmo não se tratando de uma tática que trabalha diretamente com o objetivo de aumentar suas vendas, estamos falando de um resultado que pode acabar sendo alcançado, tudo por causa da aproximação conquistada entre uma empresa e seu público.

Lembrando que esse tipo de estratégia pode então ser colocada em prática por qualquer tipo de empreendimento, servindo tanto para um negócio de pequeno porte como para quem atua com a injeção de plastico dentro do setor industrial, vide sua boa performance.

O mesmo pode ser dito sobre o marketing como um todo, sendo isso o que explica a pluralidade atual de estratégia que uma empresa pode adotar, acompanhando as diferenças a serem encontradas tanto em relação ao seu público como ao seu espaço de trabalho.

O que não é indicado é ficar para trás em relação aos tipos de estratégias de marketing que podem ser adotadas pelo seu negócio, já que isso pode fazer com que o seu concorrente alcance um espaço maior frente sua marca, tudo por causa de sua adequação à realidade.

Tendo isso em vista, para garantir com que um anúncio de Climatizador Evaporativo tenha uma maior repercussão no mercado é importante focar não apenas na exploração comercial desse fornecedor, trabalhando também com outras formas de abordar tal produto.

A partir dessa estratégia diferenciada é possível para uma empresa conquistar uma posição especial no mercado, com tudo isso partindo do tipo de recepção a ser conquistada em relação ao seu público, apontando a importância de ficar em destaque com tal audiência.

O ponto é que trabalhar com uma ferramenta específica é algo que praticamente todo o mercado faz hoje, sendo importante então ter um conhecimento amplo sobre o assunto para garantir que sua marca seja a que melhor trabalhe com esse tipo de ideia.

Isso nos leva então à necessidade de entender melhor como funciona o marketing de conteúdo, seja para compreender sua importância como para saber como trabalhar junto dele.

Como funciona o marketing de conteúdo?

O propósito do marketing como um  todo é alcançar melhores resultados, tudo isso de acordo com o tipo de estratégia a ser adotada, em relação também ao modelo de companhia que escolhe por trabalhar ao lado dessas táticas especializadas.

Dentro dessas possibilidades podemos destacar a função do marketing de conteúdo, tratando-se de uma prática que busca estabelecer uma relação mais forte entre uma empresa e o seu público, trazendo atenção para aquilo que ela faz dentro do mercado.

É como se fosse uma aplicação comercial de uma impressão hot stamping em uma embalagem, trazendo a tal produto uma maior atenção por parte dos clientes e possíveis consumidores, aumentando assim o seu destaque dentro de uma prateleira de opções.

O marketing de conteúdo trata-se de uma estratégia que pode ser associada também às práticas do inbound marketing, uma tática que envolve a conquista de interesse do público, levando tal audiência até seus produtos e serviços ao invés de lidar com anúncios diretos.

A inclusão da estratégia de conteúdo junto ao marketing de atração se dá por causa da possibilidade de usar de uma produção específica para despertar o interesse do público em cima de algo, usando dessa conexão criada para depois buscar uma saída comercial.

Quem atua com a produção de ventiladores industriais, por exemplo, pode falar em um blog sobre a necessidade dessas peças dentro das fábricas, isso em textos sobre o bem-estar e segurança dos funcionários, colocando seu produto em um novo foco.

Tudo isso destaca os impactos positivos que o marketing de conteúdo pode trazer para uma marca, o que pode incluir uma grande lista de benefícios a serem listados.

As vantagens do marketing de conteúdo

A partir do momento em que empresa passa a trabalhar com esse tipo de estratégia uma série de benefícios podem ser conquistados, entre eles:

  • Maior engajamento com a marca;
  • Incentivo ao aumento de vendas;
  • Melhor tráfego de usuários em um site;
  • Menor custo de aquisição de clientes.
  • Aumento no número de leads.

Entre todas as vantagens citadas é válido prestar atenção no último tópico, sendo esse talvez um dos principais benefícios trazidos por esse tipo de estratégia de conteúdo, aumentando assim a performance de um negócio tanto no presente como a longo prazo.

Lembrando que um lead se trata de um cliente em potencial como alguém que pesquisa na internet por assento para empilhadeira antes de adquirir tal produto. Ao estabelecer um bom contato com esse público é possível então ampliar seu nível de clientes no futuro.

Agora, para que seja possível gerar leads de qualidade, ou seja, estabelecer uma relação com indivíduos que de fato podem vir a se tornarem clientes da sua empresa, ampliando assim seus resultados, é necessário saber como aplicar uma estratégia de conteúdo.

Aplicando o marketing de conteúdo aos seus leads

Para ter acesso a todos os benefícios antes destacados é importante que sua estratégia de conteúdo seja a melhor possível, de modo a estabelecer uma boa relação com todos aqueles que podem vir a se tornar clientes, indo de uma atenção para conversão de fato.

A garantia desse tipo de resultado, seja para quem vende roupas na internet ou oferece componentes para a indústria, como unidade hidráulica e outros itens, está atrelada a uma aplicação eficaz do marketing de conteúdo. Algo que parte de ações como:

Estudo do público

Para se alcançar uma audiência é importante saber exatamente aquilo que a interessa, de modo a criar conteúdos que chamem a atenção desse público. Nesse sentido, as redes sociais podem ser de grande valor, permitindo estudar melhor as preferências de um lead.

Com essa análise em mãos é possível produzir um conteúdo melhor direcionado, abordando tendências de conteúdo e tudo mais o que possa aproximar uma marca desse público em particular, incluindo também os tipos de canais a serem trabalhados.

Escolha de formatos

Após saber o que os seus leads podem estar procurando é necessário então fazer uma abordagem que lide com tais temas, tudo isso em conteúdo que respeitem também os formatos de preferência de uma audiência, o que inclui possibilidades como:

  • Vídeos;
  • Podcasts;
  • Imagens;
  • Textos;
  • Infográficos.

Lembrando que uma boa estratégia e conteúdo não deve optar por um formato apenas, mas sim por uma combinação de ideias. A partir disso é possível tirar qualquer dúvida do público sobre Fuso trapezoidal, aumentando assim o interesse nessa compra específica.

Canais de divulgação

Depois da definição do público e do formato, o passo seguinte é saber como oferecer tal conteúdo à sua audiência, destacando-se o papel das redes sociais nesse sentido, usando de anúncios não para falar de suas produto, assim sobre as matérias em seu blog.

Mensuração de resultados

Com a aplicação de todas as práticas destacadas é possível garantir uma melhor oferta de conteúdo ao público, sendo importante acompanhar o quanto dessa relação pode levar a uma conversão comercial, ou seja, trazendo impactos diretos no seu número de vendas.

A partir dessa mensuração é possível definir até mesmo uma melhor estratégia de conteúdo, fazendo com que isso leve a um melhor desempenho por parte de uma marca, com a relação iniciada com um lead podendo levar a uma compra a ser realizada.

De um modo geral é importante lembrar que o marketing de conteúdo, mesmo com essa conexão com um possível aumento de vendas, não deve ser o foco de uma empresa em relação à sua tática, evitando então dar um foco somente aos seus serviços e produtos.

É justamente isso o que podemos com grandes companhias no mercado, como é o caso da Coca-Cola, Red Bull, Nike e até mesmo o SEBRAE, com o último tendo um blog que fala sobre diversas informações para jovens empreendedores lidarem com seus projetos.

E da mesma forma em que tais companhias vêm alcançando sucesso através desse tipo de estratégia de conteúdo, o mesmo pode acontecer com o seu negócio, seja ele um restaurante de bairro ou fornecedor de adesivo anaeróbico para o meio fabril.

Para que tudo seja conquistado basta saber como oferecer bons conteúdos ao seu público, estabelecendo uma conexão capaz de aumentar o desempenho de uma marca, com o crescimento em seu número de vendas sendo uma consequência e não só um objetivo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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