Caso seja um profissional do meio digital, certamente já ouviu falar em marketing de influência.
Trata-se de uma estratégia cada vez mais utilizada por marcas para promover seus produtos e serviços por meio de personalidades conhecidas do público – os influenciadores.
Porém, o que é o marketing de influência, como ele funciona e por que é tão importante para as marcas?
Neste artigo, vamos responder a essas e outras perguntas e, ainda, ensinar você a escolher os influenciadores certos para sua marca, criar campanhas eficazes, gerenciar relacionamentos e muito mais. Acompanhe!
O que é marketing de influência e como funciona?
O marketing de influência é uma técnica que consiste em utilizar a imagem, a credibilidade e o poder de influência de personalidades (os influenciadores) para promover produtos ou serviços de uma marca. Eles podem ser:
- Celebridades;
- Artistas;
- Esportistas;
- Blogueiros;
- Youtubers;
- Instagrammers;
- Tiktokers.
A ideia é que esses influenciadores já tenham uma base de seguidores fiéis e engajados, que confiam em suas indicações e recomendações como uma empresa de transporte, por exemplo.
Então, se a marca conseguir se associar a esses influenciadores, é possível aproveitar esse capital de confiança para promover seus produtos e serviços de forma mais natural e eficaz.
Por que o marketing de influência é importante para as marcas?
Existem várias razões pelas quais o marketing de influência se tornou uma das principais estratégias do digital. Veja algumas delas:
Aumento da confiança
Como dissemos, os influenciadores já têm uma base de seguidores fiéis e engajados, que confiam em suas opiniões. Se eles indicarem um produto ou serviço, é mais provável que seus seguidores confiem também.
Aumento do alcance
Os influenciadores geralmente têm muitos seguidores nas redes sociais, o que significa que, ao trabalhar com eles, as marcas têm a oportunidade de atingir um público muito maior do que conseguiriam sozinhas.
Aumento do engajamento
O marketing de influência pode gerar resultados muito mais expressivos em termos de engajamento (comentários, compartilhamentos, curtidas) do que outras estratégias.
Isso porque, os seguidores dos influenciadores costumam interagir mais com suas publicações e ficando curiosos do motivo que eles indicaram uma câmara fria para cerveja, por exemplo.
Aumento da conversão
Outro benefício do marketing de influência é que ele pode gerar um aumento das taxas de conversão (vendas, cadastros, downloads). Isso porque, os influenciadores têm o poder de persuadir seus seguidores a tomarem determinada ação.
Como o marketing de influência pode impactar suas estratégias?
O marketing de influência não precisa ser a única estratégia de uma marca, mas pode ser um complemento muito eficaz para outras táticas.
Por exemplo, é possível usar o marketing de conteúdo junto com o de influência para criar uma estratégia mais completa e integrada.
Além disso, o marketing de influência pode ser utilizado em diferentes etapas da jornada do consumidor, desde a atração até a fidelização na contratação de um serviço de faxina, por exemplo.
Ademais, é possível criar campanhas para apresentar o produto para novos consumidores (etapa de atração), incentivar a compra (fase de conversão) ou reter clientes antigos (momento de fidelização).
Como encontrar os influenciadores certos para sua marca
Antes de escolher os influenciadores para a sua marca, é importante ter clareza sobre qual é o seu público-alvo e quais são as suas principais características e interesses.
Portanto, isso vai ajudar você a encontrar influenciadores que tenham afinidade com sua marca e com os seus clientes.
Por exemplo, se você tem uma loja de roupas e acessórios femininos para jovens, pode buscar influenciadoras que tenham um perfil semelhante ao da sua cliente ideal: jovem, antenada em moda e beleza, engajada nas redes sociais, etc.
Entretanto, não basta escolher um influenciador apenas pelo número de seguidores que ele tem.
É preciso avaliar a autoridade e a relevância dele para a sua marca, ou seja, se ele realmente tem influência sobre o seu público-alvo e se é reconhecido como um especialista ou líder de opinião no tema em questão, como para a venda de um curso nr10, por exemplo.
Para avaliar isso, é possível analisar métricas como o engajamento das publicações, o número de compartilhamentos, comentários e curtidas, o alcance orgânico e o perfil dos seguidores (localização, sexo, idade, etc.).
Estratégias para trabalhar com influenciadores
Para criar uma campanha de marketing de influência eficaz, é importante seguir algumas etapas, como:
- Definir os objetivos da campanha;
- Identificar os influenciadores mais adequados para a campanha;
- Estipular o orçamento e as condições de pagamento aos influenciadores;
- Definir o tipo de conteúdo a ser produzido;
- Fornecer as orientações necessárias para a produção do conteúdo;
- Acompanhar os resultados da campanha e fazer ajustes, se necessário.
Com isso, os influenciadores podem produzir diferentes tipos de conteúdo para promover os produtos ou serviços de uma marca. Alguns exemplos são:
- Posts patrocinados nas redes sociais;
- Vídeos de review ou unboxing;
- Stories com descontos e promoções;
- Posts em blogs ou sites de influenciadores;
- Participação em eventos ou lives de marcas.
Por fim, será preciso medir o sucesso das suas campanhas de marketing de influência, é importante estipular métricas claras desde o início. Algumas delas podem ser:
- Número de novos seguidores nas redes sociais da marca;
- Número de vendas geradas pela campanha;
- Taxa de conversão dos cliques nos posts para loja virtual;
- Alcance e engajamento das publicações dos influenciadores;
- ROI da campanha (retorno sobre o investimento).
Sabendo analisar essas métricas, será possível saber qual a situação a campanha se encontra.
Como gerenciar relacionamentos com influenciadores
Para que o marketing de influência seja uma estratégia sustentável para uma marca, é importante que ela construa relacionamentos duradouros com os influenciadores.
Isso significa investir em uma comunicação clara e transparente com os influenciadores, respeitando as condições estipuladas no contrato de parceria.
Além disso, será preciso reconhecer o valor e o papel dos influenciadores na promoção da marca e proporcionar experiências exclusivas e relevantes aos influenciadores como palestra de vendas, por exemplo.
Por fim, não deixe de estar sempre disposto a ouvir feedbacks e sugestões dos influenciadores.
Como abordar influenciadores e negociar parcerias
Para abordar influenciadores e negociar parcerias, é importante seguir algumas boas práticas, como:
- Conhecer bem o trabalho e as características do influenciador;
- Focar nas vantagens e benefícios que a parceria pode oferecer;
- Ser transparente quanto às condições e expectativas da parceria;
- Estipular prazos e quantias claras e realistas;
- Agir de forma profissional em todas as etapas da negociação.
Além disso, é importante lembrar que o marketing de influência também está sujeito a regras éticas e legais, que devem ser respeitadas por todas as partes envolvidas.
Então, não deixe de fornecer informações claras e precisas sobre as condições da parceria e identificar claramente as publicações patrocinadas, seja com hashtags ou com marcações.
Procure sempre respeitar as regras de proteção à privacidade das pessoas retratadas nas publicações e sempre conte com uma consultoria de rh e jurídica.
Por fim, não divulgar informações falsas ou enganosas sobre o produto ou serviço e não associar a marca a atividades ilegais ou prejudiciais à sociedade.
Como integrar o marketing de influência em sua estratégia de marketing digital
O marketing de influência pode ser integrado a outras táticas do digital. A primeira é o de conteúdo, em que os influenciadores podem ser convidados a produzir postagens para o blog ou as redes sociais da marca.
Outra forma é no SEO, os conteúdos produzidos pelos influenciadores podem ser otimizados para os mecanismos de busca, aumentando o tráfego orgânico para o site da marca.
Por fim, temos o e-mail marketing, em que a lista de e-mails da marca pode ser utilizada para divulgar as campanhas dessa estratégia.
Como medir o ROI do marketing de influência
Para medir o ROI do marketing de influência, é preciso ter clareza sobre todos os investimentos necessários, incluindo o orçamento para pagar os influenciadores, os custos de produção de conteúdo e a equipe envolvida na gestão das campanhas.
Com esses dados em mãos, é possível avaliar o retorno que as campanhas estão gerando (vendas, conversões, aumento de seguidores), comparando com os investimentos realizados e se foi preciso de um empréstimo para empresa.
Tendências atuais em marketing de influência
A pandemia de Covid-19 mudou diversos aspectos do marketing de influência. Um deles foi a valorização do conteúdo autêntico e natural, produzido em casa pelos influenciadores, com maior ênfase em valores como solidariedade, empatia e responsabilidade social.
Além disso, houve maior utilização de plataformas como o TikTok e o Instagram Reels, que valorizam a criatividade e o dinamismo e maior utilização de campanhas de live streaming e séries online, que permitem maior interação e engajamento com os seguidores.
Algumas previsões para o futuro do marketing de influência se resumem na maior ênfase em nichos e comunidades específicas, em detrimento dos grandes influenciadores, como na área da saúde em foco cirúrgico, por exemplo.
Com isso, tendo maior utilização de tecnologias como a realidade aumentada e a inteligência artificial para melhorar a experiência do usuário.
Além de uma maior integração entre o marketing de influência e o e-commerce, permitindo a compra direta a partir das redes sociais.
Por fim, há maior exigência por parte do público em relação à autenticidade e transparência dos influenciadores. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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