Você sabia que a análise de dados desenvolve um papel muito importante para as empresas que atuam no ambiente digital?
Afinal, diante de um mercado em constante evolução e cercado de concorrência é muito importante que as marcas consigam se destacar no mercado, é justamente nesse cenário que entra a análise de dados.
Essa estratégia é um grande diferencial para as empresas, se mostrando muito eficiente para uma boa gestão, afinal, quando uma loja de portas para docas se baseia em dados concretos, consegue ter mais eficiência em suas estratégias.
Ficou curioso e quer saber um pouco mais sobre como a análise de dados pode ajudar a sua empresa a se destacar no mercado? Continue lendo esse texto, separamos informações importantes sobre o tema, para te ajudar nessa missão. Boa leitura!
Afinal, o que é análise de dados?
Definimos análise de dados como um processo onde são aplicadas estatísticas e lógicas com o intuito de avaliar informações obtidas a partir de um determinado processo.
Por exemplo, uma empresa de peneira para mineração ao realizar essa análise, irá extrair informações úteis do seu negócio, para serem usadas nas tomadas de decisão do seu negócio, fazendo com que essas escolhas sejam mais precisas e seguras.
Esses dados podem ser inúmeros e para os mais diversos fins como:
- Performance de uma campanha de marketing;
- Número de vendas;
- Desempenho de um lançamento;
- Engajamento nas redes sociais.
Entre diversas outras informações, essa análise depende dos objetivos da empresa, ou seja, como esses dados serão usados.
Importância da análise de dados
A internet e as tecnologias nos proporcionaram grandes mudanças, por isso que no mercado moderno as empresas, seja uma empresa de transporte rodoviário ou uma fábrica de brinquedos, precisa ter um vasto acesso às informações estratégicas.
Somente dessa forma, as empresas irão crescer de forma sustentável, entenda que o mercado é muito competitivo, por isso você não deve ficar a mercê de achismo ou amadorismo, isso pode colocar o seu negócio a perder.
Pense que o atual cenário é um ambiente dinâmico, que passa por transformações a todo tempo, afinal novas tecnologias aparecem dia após dia trazendo com si oportunidades valiosas para te destacar no mercado.
A partir da análise de dados uma empresa de tubo de aço inox, por exemplo, consegue ter acesso a informações importante sobre toda a cadeia produtiva, seja da gerência a operacionalização, com isso ela consegue:
- Visualizar as informações de forma precisa;
- Evitar prejuízos;
- Resolver problemas com rapidez e eficiência;
- Maximizar o desempenho.
É importante entender que a análise de dados é importante para todas as empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, afinal ter essas informações irá ajudar o negócio a crescer.
Sem contar que qualquer empreendimento armazena informações, sobre suas ações, equipes, clientes, enfim; por isso, é fundamental que você utilize todos os dados disponíveis a favor do seu negócio.
Tipos de análise
Bom, agora que você já sabe o conceito da análise de dados, além de porquê ele é tão importante para as empresas, vamos te apresentar os tipos de análise que você pode aplicar no seu negócio.
Análise descritiva
A análise descritiva é baseada em fatos, ou seja, uma empresa de varredeira s20, irá fazer uma avaliação sobre os resultados obtidos, os dados descritivos são obtidos por meio de:
- Relatórios;
- Segmentação;
- Controle de clientes;
- Análises de negócio;
- Aplicação de métricas;
- Avaliação de resultados.
O principal objetivo desse tipo de análise é orientar a construção de estratégias, com essas informações a empresa terá uma base sólida para planejar seus próximos passos.
Análise preditiva
Essa talvez seja a mais popular entre as análises de dados, ela diz respeito à previsão de cenários futuros e usa como base a análise de padrões identificados pelas informações obtidas.
Quando uma empresa de flanges, por exemplo, realiza uma análise preditiva, não tem como ela saber o que irá acontecer nos próximos meses, mas sim o que deve acontecer caso determinada situação se concretize.
Ou seja, é uma previsão baseada em ações, não uma previsão do futuro, determinando assim uma tendência, correlação, causa ou probabilidade.
Por exemplo, não tem como saber se irá aumentar o custo do tubo aço galvanizado preço será o mesmo, mas tem como prever se terá alguma modificação, devido a dados do mercado.
Análise prescritiva
Esse é o passo seguinte após os resultados da avaliação preditiva, isso porque a prescrição é uma recomendação a algo potencialmente previsto, ou seja, a análise prescritiva é feita por meio de projeções.
A principal característica desse tipo de análise é que ela tende a ser mutável, afinal está sempre condicionada a previsões e predições, as suas análises são obtidas a partir da tecnologia como:
- Inteligência artificial;
- Machine learning;
- Algoritmos.
Essas ferramentas fazem sugestões com base em padrões diferenciados, percepções de objetivos organizacionais, limitações e fatores de influência.
Análise diagnóstica
Por último, mas não menos importante temos a análise diagnóstica, ela se baseia em algo que já aconteceu, o seu objetivo é encontrar relações de causa e efeito para detalhar um determinado acontecimento.
Por exemplo, uma empresa lançou um novo modelo de compressor NR13, e precisa saber como foi o desempenho da campanha, a partir dessa análise ela terá todos os dados de forma precisa e detalhada.
Esse é um processo baseado em probabilidades, afinal ele usa eventos do passado para te ajudar a entender como você pode melhorar.
Como analisar esses dados?
A análise de dados pode ser feita de diversas formas, e a tecnologia é uma grande aliada nisso, pois através dela é possível encontrar informações mais precisas; por isso, é essencial que você utilize todos os mecanismos que:
- Coletam;
- Reúnem;
- Consolidam.
Os dados do mercado, sobre o seu negócio e os seus clientes, existem algumas ferramentas que podem te ajudar a obter essas informações.
Como nas redes sociais, a partir delas você consegue visualizar tendências e conectar os consumidores a sua empresa, sem contar que elas permitem a visualização de engajamento, comentários e você consegue saber como está a sua presença digital.
Além disso, temos o Web Analytics, ele fornece métricas para o controle de tráfego e navegação e consegue avaliar os interesses e comportamentos do seu cliente.
Outra ferramenta muito importante é a Business Intelligence, ela diz respeito à inteligência de negócios que suporta análises profundas sobre a situação da sua empresa, além de indicar possibilidade de crescimento.
Benefícios da análise de dados
Como mencionado, o mercado está em constante evolução, a concorrência está cada vez mais arriscada e os consumidores seguem ainda mais criteriosos; por isso, é fundamental que você utilize os dados para basear suas decisões.
Afinal, com um mercado tão competitivo, você não pode dar chances para o erro, pois isso pode comprometer o seu negócio, veja a seguir alguns benefícios que a sua empresa terá ao implementar a análise de dados como estratégia.
Conhecimento do mercado e o cliente
Quando a sua empresa acompanha e analisa os dados do negócio, consegue ter mais segurança para implementar tendências de mercado, além de entender as reações do seu consumidor por um período. Informações como:
- Sazonalidade;
- Ticket médio;
- Taxa de retorno.
São métricas valiosíssimas para o seu negócio, elas te ajudam a desenvolver ações de marketing mais consistentes, além de entender como o seu cliente se comporta com determinado produto ou serviço prestado.
Tomadas de decisão mais consciente e assertiva
Com base em dados concretos, que mostram a situação do seu negócio com clareza, você conseguirá tomar as melhores decisões, afinal elas serão mais objetivas e verdadeiras, isso irá gerar resultados mais sólidos em curto tempo.
Evita falhas
As falhas são inevitáveis, ainda mais quando estamos acostumados com a rotina, o que nos faz trabalhar de forma automática e acabar deixando passar alguns erros, sejam eles na parte produtiva ou operacional.
Sendo assim, quando você analisa as informações sobre a sua empresa, consegue identificar de maneira mais rápida qualquer eventual problema, isso te dá a oportunidade de corrigi-los o mais rapidamente possível.
Como você pode perceber, a análise de dados veio para melhorar a rotina das empresas, o que permite que os serviços sejam otimizados e os resultados sejam mais concretos.
Afinal, com uma base de informações sólidas você conseguirá melhorar o desempenho do seu negócio, fazendo com que ele se destaque da concorrência, além de claro, oferecer o melhor serviço para os seus consumidores.
Por isso, se você tem um negócio e ainda não utiliza a análise de dados, é importante correr atrás do prejuízo e implementar essa estratégia, dessa forma você terá melhores resultados e alcançará o crescimento no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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