Geração de leads e o papel das redes sociais na

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em maio 11, 2023

Para que uma loja tenha bons resultados de venda é importante contar com uma série de coisas, a começar pela presença de clientes neste estabelecimento, sendo importante investir na geração de leads, ou seja, pessoas que possam entrar no local e virar clientes.

Estamos falando de uma das relações mais tradicionais do meio comercial, com os mais diferentes segmentos do mercado adotando estratégias que possam chamar a atenção daqueles que podem vir a se tornar clientes da empresa, isso nos mais variados portes,

Com o tempo o mercado foi se modificando, existindo agora uma grande migração das empresas para a internet, por exemplo. Mesmo com essa mudança a relação descrita acima continua valendo, só que agora envolvendo os clientes a se conquistar no digital.

Inclusive, no mercado digital a conquista de uma audiência pode ser ainda mais complexa, sendo necessário contar com as melhores estratégias de modo com que um usuário que pesquise por toldo retrátil articulado preço venha a optar por uma oferta em especial.

Nesse caso é válido considerar a grande quantidade de alternativas que uma simples busca no seu buscador pode levar. É o mesmo tipo de relação entre uma loja e seus concorrentes em um centro comercial, porém com isso sendo elevado até uma décima potência.

Com esse cenário ao seu redor é importante então para um negócio desenvolver o melhor tipo de estratégia, conquistando assim a atenção de todos aqueles que possam vir a se tornar clientes desse negócio, aumentando assim os seus resultados a longo prazo.

Essa situação também é válida para quem atua no mercado de serviços, tal como uma oferta de teste hidrostático em mangueiras de incêndio, essencial para garantir a manutenção dos equipamentos de segurança a serem instalados em um prédio.

Ao conseguir destacar melhor a sua companhia é possível para ele contar um potencial maior de clientes, sendo necessário então adotar as melhores estratégias para conquistar não apenas a atenção, mas também o interesse daqueles que podem ser seus clientes.

No estado atual é válido reconhecer o valor que a internet pode oferecer, tratando-se do espaço onde o seu público pode se encontrar, sendo importante então destacar-se ali para conquistar seus leads. Mas antes, talvez seja melhor entender quem são essas pessoas.

O que é um lead?

Trabalhar com a geração de leads é algo de grande importância para um negócio. Ao mesmo tempo em que é relevante reconhecer isso, primeiro é necessário entender sobre o que se trata um lead e de como tais indivíduos podem indicar o sucesso de um negócio.

Enquanto o termo cliente está associado ao indivíduo que faz algum tipo de compra no mercado, seja uma pessoa física ou jurídica, o lead é aquele que vem antes disso, tratando-se no caso de alguém que pode vir a se tornar em um consumidor.

É justamente essa possibilidade que é responsável pela definição do seu título, sendo uma associação com o verbo em inglês “lead to”, ou seja, “levar a algo”, neste caso até a finalização de uma compra ou então a assinatura ou contratação de algum tipo de serviço.

Diante disso podemos tratar os leads como clientes em potencial, com um grande número de tais indivíduos podendo levar a um bom percentual de vendas de mangueira ordenhadeira ou de qualquer outro material que receba atenção por parte do público.

Essa situação deixa clara a relevância que existe em um negócio acerca de como trabalhar em cima do conceito de geração de leads, com isso podendo levar a um maior progresso desse empreendimento, além também de outros benefícios a serem conquistados.

As vantagens de saber como fazer uma geração de leads

Um cliente não é um indivíduo fácil de se conquistar, sendo importante saber como agradá-lo constantemente, de modo a não perder a sua atenção para um concorrente, por exemplo, ou até mesmo ver ele deixando de consumir tal produto ou serviço.

Para que seja mais fácil então de fidelizar uma audiência, garantindo com que ela entre em contato sempre com o mesmo fornecedor quando precisar de retífica plana para sua fábrica, é indicado trabalhar então na conquista desse indivíduo desde seu primeiro contato.

Com essa relação em mente é possível então destacar a importância de saber como gerar leads para o seu negócio, facilitando o alcance de uma série de benefícios, entre eles:

  • Contato com clientes em potencial;
  • Autoridade dentro de um segmento;
  • Maior volume de vendas;
  • Comunicação direta com o público;
  • Expansão da sua audiência.

Tudo isso sendo de grande valor para quem trabalha com coletor de amostra inox ou qualquer outro tipo de produto ou serviço. Para obter tudo isso é importante saber como gerar leads, reconhecendo que as redes sociais podem ser o campo perfeito para isso.

Como fazer uma geração de leads através da internet

Não é como se as plataformas digitais fossem o único local onde é possível trabalhar com o objetivo de conquistar novos leads, contudo, trata-se de um espaço de grande acesso por parte do público, sendo então uma área mais propícia de achar por tal audiência.

E com esse espaço repleto de oportunidades nesse sentido, é importante então lidar com estratégias que podem ser úteis na geração desses clientes em potencial, tais como:

Definição de público

O primeiro passo a ser dado para conquistar um possível cliente na internet é saber justamente com quem você quer falar. Nesse sentido é importante então trabalhar com o conceito de persona, uma espécie de personagem criado em cima desse público.

A partir disso se torna mais fácil dar continuidade às outras estratégias a serem adotadas, considerando o público ao qual tais táticas serão aplicadas, considerando a quem venha a ter interesse por lona para tenda ou qualquer outro tipo de oferta.

Produção de conteúdo

Sabendo qual o público que se busca atrair torna-se mais fácil conquistar a sua atenção, sendo importante então trabalhar com a produção de conteúdos que venham a despertar esse interesse, muitas vezes criando uma ligação antes de lidar com possíveis vendas.

Ao trabalhar com o marketing de conteúdo uma marca de produtos de limpeza pode dar dicas de como melhor lavar o seu banheiro, criando assim uma conexão com um leitor que depois poderá ser convertido em clientes, quando tal empresa destacar o seu produto.

Escolha de canais

Após definir o seu grupo de leads e os conteúdos a serem compartilhados, o passo seguinte envolve a escolha dos canais onde esses pontos podem ser trabalhados, com um destaque para a pluralidade de redes sociais que podem ser encontradas na internet.

Junto de uma boa definição nesse sentido é possível a quem busca anunciar um gabinete de inox escolher pela melhor plataforma disponível, considerando também os espaços onde seus clientes em potencial podem se encontrar, como Facebook, Instagram e outros.

Landing pages e formulários

Quando se trata de conquistar leads é importante então conseguir o contato de tais indivíduos, para que a partir daí seja possível construir uma relação com tal público, enviando, por exemplo, e-mails com conteúdos que ajudem em tal conversão.

Para ter acesso a esses dados é indicado trabalhar com formulários e landing pages, páginas voltadas diretamente à conversão do público. Ambos essas ferramentas podem ser compartilhadas através das redes sociais, usando desse contato inicial com o público.

Anúncios

Por mais que as redes sociais sejam de grande valor para a comunicação de um negócio, principalmente em relação à conquista de leads, é válido estar atento também a toda a competição que pode ser encontrada junto dessas plataformas.

Diante disso, para conquistar uma maior chance de atenção junto aos usuários de tais redes é indicado recorrer ao uso de anúncios, com tais chamadas podendo ser usadas não só para divulgar um produto, mas também conteúdos relevantes sobre uma companhia.

Ritmo de publicações

Outra questão a ser considerada em relação ao uso das redes sociais é a forma em que uma marca trabalha sua presença ali, sendo importante lidar com um ritmo de postagens que traga atenção à uma companhia, mas não também não canse esse público.

Esse contato inicial é essencial para garantir uma boa relação com os seus leads, evitando assim perder um cliente antes mesmo dele ser convertido até essa posição.

Estratégia de SEO

Por último destacamos o valor do SEO para um negócio na internet, sendo essa uma prática desenvolvida para conquistar o melhor tipo de atenção nas redes, trazendo melhores resultados para quem busca por art de manutenção de hidrantes.

Ao considerar tais estratégias é possível para um negócio conquistar uma maior atenção nas redes sociais, com esse sendo um passo essencial uma geração de leads em uma empresa, sendo esses indivíduos os clientes em potencial a serem disputados no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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