Planejamento de marketing e a importância da pesquisa de mercado

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em abril 22, 2023

Realizar o planejamento de marketing não é uma tarefa nada fácil, afinal existem muitas variáveis e nem sempre você consegue acertar nas estratégias certas, por isso que as pesquisas e análises são muito importantes.

Essas são formas eficazes de entender a natureza e o comportamento de um mercado, além de reduzir os erros nas ações que são conduzidas pela sua equipe de marketing.

Sendo assim, as pesquisas ajudam a sua empresa de protetor auricular de silicone, por exemplo, a planejar suas estratégias de uma melhor forma, usando como base informações concretas.

Apesar dessa prática ser muito importante para as empresas, muitas organizações não sabem ao certo como aplicá-las, por isso, para te ajudar nessa tarefa, separamos um conteúdo repleto de informações.

Aqui você entenderá um pouco mais sobre a pesquisa de mercado em todos os seus aspectos, além de saber como realizá-las para que seja possível aplicar em seu negócio, então continue lendo e descubra mais.

Afinal, o que é pesquisa de mercado?

Com toda certeza você já ouviu falar em pesquisa de mercado, mas você sabe realmente o que ela significa e quais são os tipos em que elas se aplicam? Vamos te explicar um pouco mais sobre.

Podemos definir a pesquisa de mercado como um instrumento que busca entender a realidade de um mercado, e a partir das informações coletadas aumentar a efetividade das ações tomadas em relação a um empreendimento.

Sendo assim, quando uma empresa que vende condimentadora inox pizzaria, por exemplo, realiza a pesquisa de mercado, consegue coletar informações importantes que irão lhe auxiliar a tomar decisões mais seguras e acertadas.

Os dados podem incluir uma série de informações como:

  • Características comportamentais;
  • Hábitos de consumo;
  • Levantamentos de benchmarking de empresas de diferentes setores;
  • Redes sociais que consome;
  • Tipos de conteúdos que prefere.

E alguns outros dados, além disso essas informações podem ser obtidas de duas maneiras, que são as pesquisas primárias e secundárias.

As pesquisas primárias são pesquisas de mercado que coletam dados diretamente de fontes originais, como entrevistas, questionários, observações e experimentos realizados especificamente para o estudo em questão da empresa de diodo Schottky.

Já na pesquisa secundária, todos os dados que são coletados e analisados são feitos por terceiros, que podem ser profissionais ou empresas especializadas em pesquisa. Nesse tipo de coleta de informações são incluídos:

  • Relatórios;
  • Artigos;
  • Guias.

Eles são disponibilizados publicamente por outras companhias, e essa é uma forma mais específica de pesquisa. É importante ressaltar que não existe jeito certo ou errado, tudo depende do objetivo e condição de uma empresa.

Como fazer uma pesquisa de mercado?

Agora que você já sabe a definição de pesquisa de mercado, vamos te ajudar a colocar a mão na massa e de fato entender como realizar essa avaliação no seu negócio. É importante entender que todas as empresas podem aplicar essa estratégia.

Se você tem um galpão para locação, por exemplo, e deseja fazer uma pesquisa de mercado, você irá usar questionários que podem ser respondidos por meio de entrevistas, que podem ser feitas pessoalmente ou pela internet.

Para elaborar essa pesquisa você precisa seguir alguns passos, que são definir:

  • Objetivo da pesquisa;
  • Público-alvo;
  • Amostragem (quantas pessoas serão entrevistadas);
  • Roteiro (formulário);
  • Aplicação;
  • Análise.

Esse formato de pesquisa é utilizado por anos e consegue entregar ótimos resultados, porém nos últimos anos, com o advento da internet, as ferramentas de marketing digital tornaram as pesquisas muito mais simples e eficazes.

Isso porque, quando uma empresa de projeto hidrossanitário, por exemplo, deseja analisar esses dados, ela pode monitorar os usuários através dessa ferramenta, pois elas fornecem dados detalhados e precisos sobre os usuários.

Se você utilizar a estratégia de inbound marketing, saiba que novos dados serão gerados de forma contínua de acordo com a interação dos usuários e o comportamento de todos os leds que foram gerados.

Como o universo digital disponibiliza uma série de dados, é importante que você escolha com cautela quais informações serão coletadas para que você possa traçar um planejamento de marketing ou uma rota que permita a organização delas.

Além disso, você precisa entender essas informações, para assim utilizá-las, isso fará com que você tenha mais precisão em todas as ações que serão tomadas.

Comportamento do consumidor

Além dos dados do mercado, é muito importante que você compreenda o comportamento do consumidor, pois essas informações são essenciais para seu planejamento de marketing.

Veja a seguir como analisar o comportamento do consumidor, levando em consideração uma série de aspetos.

Considere os hábitos de consumo

Inúmeros fatores podem afetar os hábitos de consumo, como guerras, epidemias, conflitos internos e outros, afinal todas essas ações impactam diretamente na economia dos países e fazem com que as pessoas revejam suas prioridades.

Por isso, é muito importante que você saiba interpretar o mundo ao seu redor e entenda como os hábitos dos consumidores se adaptam às novas situações. Essas informações farão com que você esteja à frente dos seus concorrentes e consiga fazer seu planejamento de marketing de forma adequada.

Um grande exemplo dessa mudança foi a pandemia de COVID-19, já que, devido ao isolamento, as pessoas passaram a não apenas pesquisar sobre câmera termográfica preço, como realizar suas comprar pela internet, afinal não tinha como sair de casa.

Graças a essa mudança no comportamento, uma série de lojas e empresas tiveram que adaptar seus negócios e com isso vender seus produtos e serviços online, caso contrário entrariam em falência.

Por isso é muito importante entender o mercado e se adaptar a ele. Vivemos em um mundo onde as coisas se transformam, e as empresas que não entendem isso acabam ficando para trás.

Importância da pesquisa de marketing

Agora que você já sabe como realizar essas avaliações, saiba que a pesquisa de marketing consegue avaliar as necessidade de informações de uma organização e com isso fornece dados precisos e seguros.

Com o atual cenário de competitividade, que estamos presenciando, onde os consumidores têm acesso a diversas lojas de telha fibra de vidro e podem escolher usando seus próprios critérios, os dados se tornam ainda mais importantes.

Afinal, ao possuir as informações certas, você conseguirá traçar as estratégias ideais para conseguir chamar a atenção do seu cliente, e por mais que tenham muitas opções, ele irá escolher a sua marca.

Por isso que essas ferramentas se tornam cada vez mais indispensáveis para uma boa administração e organização. Entenda que as decisões do marketing não podem se basear em intuições ou instintos.

Essas informações precisam ser consistentes com a realidade, é justamente isso que faz com que as empresas tomem decisões coerentes e com isso diminuam os investimentos desnecessários.

Além de toda a visão do mercado, como mencionado, é fundamental que a sua empresa tenha conhecimento sobre o seu público, por isso que a pesquisa de marketing é tão essencial para o seu negócio.

Essas pesquisas influenciam diretamente as estratégias mercadológicas da sua empresa, isso significa que a sua marca terá um maior destaque se comparada com a concorrência.

Além disso, é na pesquisa de marketing que as empresas descobrem como estão atuando seus concorrentes e como o mercado está agindo às estratégias que estão sendo apresentadas.

Quando você realiza a pesquisa de mercado, consegue se beneficiar de diversas forma, como:

  • Avaliar a viabilidade de um empreendimento;
  • Testar novas campanhas, produtos e serviços;
  • Explorar novos nichos de mercado;
  • Criar segmentos inéditos;
  • Descobrir informações estratégicas;
  • Otimizar processos internos da empresa;
  • Elaborar estratégias mais competitivas.

Por isso é essencial que você comece a realizar pesquisas de mercado e entenda o comportamento do seu consumidor, isso fará com que você consiga melhorar suas estratégias e planejamento de marketing.

Por exemplo, se você tem uma empresa de barra antipânico dupla com fechadura e em suas pesquisas descobriu que o seu cliente está em uma rede social de vídeos específica, irá redobrar os seus esforços para criar conteúdos relevantes.

Além disso, saberá como se comunicar com o seu público, isso lhe garante uma vantagem estratégica enorme, o que faz com que os consumidores sejam impactados pela sua marca.

Outro ponto importante da pesquisa é entender a estratégia dos seus concorrentes, isso te ajuda a conduzir suas estratégias. Por exemplo, ao avaliar como eles se comportam, é possível enxergar lacunas e fazer com que você trabalhe nisso.

Sem contar que os seus concorrentes são uma boa fonte de inspiração, saiba usá-los como base para as suas ideias, porém é importante que você não copie nada, apenas se referencie em seus conteúdos e ações.

Com todos os dados em mãos, fica muito mais fácil para você e sua equipe saberem como fazer um planejamento de marketing ideal e onde devem investir para conseguir atingir os objetivos que foram traçados no início da pesquisa de mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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