Quais as áreas em alta na odontologia

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por isabella
em abril 4, 2023

A área da odontologia é muito importante para os cuidados com a saúde bucal, tratando desde a estrutura óssea e dentária até a parte estética para proporcionar às pessoas um belo sorriso. 

O trabalho dos profissionais desse setor é muito relevante para a sociedade. Quando se pensa em odontologia, muitas pessoas acreditam que o dentista realiza todos os procedimentos, mas existe uma divisão por áreas.

A formação envolve uma graduação em odontologia e depois a pessoa pode se especializar na área desejada.

Quais são as áreas da odontologia e quais estão em alta no momento?

A odontologia é considerada uma área tradicional e possui diversos setores já consolidados no mercado, algo que pode animar os futuros profissionais, o que após a especialização podem ter boas oportunidades.

As mais tradicionais são: endodontia com a realização de cirurgias e tratamentos de canal no dente, clínico geral, odontopediatria, radiologia odontológica, implantodontia, odontologia estética e ortodontia.

Essas citadas acima são áreas já consolidadas em que o profissional pode ter excelentes oportunidades, devido à procura por profissionais desses setores.

No entanto, para se destacar, é necessário se especializar e mais do que isso, acompanhar as tendências do mercado para oferecer sempre um diferencial aos seus pacientes.

Existem muitas especializações, mas algumas são consideradas mais promissoras para quem deseja resultados surpreendentes na carreira. Essas áreas são:

  • Ortodontia;
  • Odontopediatria;
  • Implantodontia;
  • Radiologia odontológica;
  • Cirurgia e traumatologia de Buco-maxilo-faciais.

Dessa maneira, essas são algumas das áreas de destaque dentro do mercado de ortodontia. Com isso, siga a leitura e descubra mais informações sobre o que ela faz. 

O que faz a área de ortodontia? 

A ortodontia é a área que cuida e corrige o posicionamento dos dentes e ossos maxilares. Elementos dentários tortos podem prejudicar a fala, respiração e que são difíceis de serem mantidos limpos podem ser perdidos precocemente por doenças periodontais.

Outro problema é o estresse causado nos músculos da mastigação, problema que causa fortes dores de cabeça e outros sintomas que prejudicam a vida do paciente. 

Os dentes tortos também podem se tornar um incômodo estético, mas esses problemas podem ser resolvidos com o uso de aparelho dentário. A pessoa pode buscar tratamento ortodôntico para os casos de:

  • Sobremordida;
  • Diastema;
  • Desvio de linha mediana;
  • Apinhamento;
  • Mordida cruzada;
  • Mordida aberta;
  • Mordida cruzada anterior.

Ir a um consultório odontológico para uma avaliação com ortodontista que poderá ver os dentes, a boca e assim, definir o tipo de aparelho que será utilizado pelo paciente.

Existem vários modelos de aparelhos: os fixos que se dividem em especial e mantenedor de espaço. 

E os móveis que são os niveladores, mantenedores de espaço móveis, reposicionadores de mandíbula, contentores móveis, extrabucais, expansor palatino, entre outros.

O que faz a área de implantodontia?

Uma das áreas mais procuradas nos consultórios odontológicos, a implantodontia é responsável pela reabilitação oral por meio de implante dentário. 

O foco do tratamento é recuperar as funções mastigatórias, estéticas das pessoas, devolvendo saúde, bem-estar e autoestima.

A perda dentária é um problema que afeta todas as idades, por isso os implantes são uma possibilidade de recuperar a saúde bucal. O procedimento pode ser feito em pessoas maiores de 18 anos.

O que faz a área de cirurgia e traumatologia Buco-maxilo-faciais?

Conhecido como bucomaxilo, os profissionais dessa área tratam cirurgicamente problemas que podem prejudicar a cavidade bucal, algumas regiões da face e até o pescoço.

O profissional desse setor pode tratar desde o osso hióide ao supercílio, do trágus a pirâmide nasal.

Nessa especialidade é comum o tratamento de tumores benignos ou malignos, cistos, deformações traumáticas ou congênitas, infecções, problemas de desenvolvimento, câncer, prognatismo, manifestações associadas a doenças sistêmicas, entre outras.

Pessoas com problemas de bruxismo, por exemplo, costumam procurar o bucomaxilo para uma avaliação. 

E dependendo do nível de bruxismo, pode ser indicado a aplicação de um preenchimento, hoje conhecido como botox, para paralisar os músculos e evitar o atrito e ranger dos dentes.

Esse procedimento funciona como a prótese dentária, mas com a diferença de que a prótese tem finalidade estética e é feito com outros objetivos, enquanto esse é feito na região mandibular, no masseter ou outro músculos faciais e é focado em controlar o bruxismo.

O que faz a área de odontopediatria?

A odontopediatria é o setor responsável pela saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes. 

O foco desses profissionais é conscientizar os jovens do quão importante é manter hábitos saudáveis para evitar, por exemplo, carie no dente e outros problemas que podem prejudicar. 

Quanto mais cedo se inicia as visitas ao odontopediatra, maior será a confiança do pequeno (a) com esse profissional, algo importante para realização de procedimentos, caso necessário.

Portanto, seja para um tratamento de canal ou outra necessidade que visa manter e recuperar a saúde bucal ou até mesmo um clareamento dental

Então, o trabalho do dentista é fundamental para os cuidados específicos com a boca e os dentes, algo que promove mais qualidade de vida e bem-estar.

Para mais conteúdos relacionados à Marketing Digital, Cultura, Negócios, Saúde, acesse nosso portal.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade