Qual a relação entre estética, saúde e bem-estar?

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por karine.menezes
em maio 1, 2023

Para ter bem-estar, uma pessoa precisa cuidar de sua saúde e de sua estética, tanto é que, atualmente, o conceito de estética está cada vez mais relacionado à saúde.

bem-estar

Antigamente, a preocupação com beleza e boa forma era considerada como algo supérfluo, mas ao longo do tempo, isso mostrou que buscar a boa forma e cuidar de outras partes do corpo também é fundamental para a saúde.

Além de favorecer a saúde física, também favorece a saúde mental, visto que promove a autoestima. Por exemplo, uma pessoa que corrige uma deformidade de nascença que a incomoda, vai se sentir muito melhor com ela mesma.

Dentro dos limites, corrigir coisas que para essas pessoas são consideradas como imperfeições é muito importante para que se sintam bem com elas mesmas, promovendo a saúde mental.

Pessoas que se sentem bonitas e com autoestima elevada também favorecem a saúde do corpo, mas é necessário ter atenção e cuidado para que isso não se transforme em obsessão com o próprio corpo.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, este artigo vai explicar o conceito de estética, o conceito de saúde, o que realmente é bem-estar e qual é a relação entre todos esses elementos.

O que é estética?

A estética forma um conjunto de cuidados que promovem o bem-estar das pessoas e trazem mais qualidade de vida. Eles melhoram a aceitação da autoimagem e trazem boas condições físicas e emocionais.

Pessoas insatisfeitas com a própria aparência podem desenvolver uma série de transtornos que as impedem de lidar com os próprios problemas do dia a dia, além de ser algo que provoca outros sentimentos, como:

  • Frustração;
  • Tristeza;
  • Depressão;
  • Ansiedade.

Por outro lado, quem se sente bonito e saudável, também se sente mais disposto para as tarefas do dia a dia, momentos de lazer em um restaurante de kit lanche gourmet, para o trabalho e por aí vai.

O esteticista é o profissional capacitado para interferir de maneira positiva, fazendo com que as pessoas façam as pazes com sua própria imagem e se sintam bem com elas mesmas.

Um cuidado simples, como limpeza de pele, é capaz de melhorar o astral do indivíduo e até mesmo fazer com que se sinta mais relaxado.

Mas é importante dizer que a estética também tem o objetivo de promover o equilíbrio entre corpo e mente, ou seja, não está relacionada apenas à beleza, tanto é que o profissional de estética faz parte do setor da saúde.

O que é saúde?

Saúde é um estado de bem-estar físico, mental e social, em todas as esferas da vida. Também é a ausência de doenças, o funcionamento correto do organismo e a falta de dor.

Um enfermeiro precisa de saúde para que possa trabalhar em uma empresa especializada em cuidar de idosos, assim como uma mulher precisa estar saudável para engravidar.

Não existe uma definição exata sobre o conceito de saúde, pois ela envolve fatores sociais e emocionais dos indivíduos, indo além de um estado clínico. Dessa forma, fica claro que se trata de algo singular e que varia de pessoa para pessoa.

No Ocidente, a saúde é o bem-estar físico e mental, a ausência de doenças e a ausência de dores, já no Oriente, saúde é algo associado às forças vitais do corpo, e se elas estiverem em harmonia, não deixam as doenças se manifestarem.

Mas também existe um conceito um pouco mais amplo em relação à saúde, e foi aplicado por meio da Conferência Nacional de Saúde de 1986.

Entre os pontos citados no documento, uma pessoa saudável é aquela que tem acesso à alimentação, habitação, educação, renda, trabalho, transporte, lazer e serviços de saúde.

Porém, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a saúde é um estado completo de bem-estar social, físico e mental, indo além da ausência de doença.

O que é bem-estar?

Bem-estar é um termo cada vez mais frequente nos meios de comunicação, principalmente na internet. Ele é falado sobre empresas de delivery verduras, coachs, influenciadores digitais, profissionais da saúde, entre outros.

Muitos acreditam que o bem-estar esteja relacionado apenas a se sentir satisfeito com a condição física, só que ele vai muito além disso.

Na verdade, trata-se de um conjunto de práticas e elementos que trazem mais conforto, satisfação, tranquilidade e segurança.

Desse modo, se uma pessoa está insatisfeita com sua vida profissional, mas está satisfeita com sua forma física, então não sabe o que é bem-estar.

Existe o bem-estar físico, relacionado às condições nutricionais, repouso, sono, a prática de atividades físicas, entre outros. Uma consultoria nutricional para empresas é importante para que os funcionários tenham bem-estar físico.

Mas também existe o bem-estar mental, relacionado à capacidade de raciocínio, maneira de enxergar o mundo, relação consigo mesmo, concentração, produtividade e trabalho.

Por fim, as pessoas também precisam ter bem-estar social, algo que está relacionado às condições socioeconômicas e aos relacionamentos.

Muitos acreditam que alcançar o completo bem-estar é algo impossível, mas uma pessoa não consegue se sentir satisfeita com todos os aspectos da vida.

Só que a verdade é que tudo depende do ponto de vista do indivíduo, pois ele pode ter sensação de bem-estar, mesmo se não estiver satisfeito com um dos setores de sua vida.

A tríade saúde, estética e bem-estar

Saúde e estética são dois conceitos distintos, visto que a saúde está relacionada ao bem-estar físico, social e psíquico, enquanto a estética está relacionada à beleza. Entretanto, todos esses elementos se complementam.

Por exemplo, uma pessoa que se recuperou de uma doença pode precisar de um procedimento estético para reparar algum dano provocado por ela.

Investir em criolipólise para braços é muito importante para que a pessoa se sinta bem consigo mesmo, visto que os cuidados estéticos geram impactos na autoestima que vai impactar a saúde mental e emocional.

Só que também é muito importante cuidar da saúde para prevenir doenças, caso contrário, a pessoa pode ter dificuldades até mesmo para cuidar de sua aparência.

Por exemplo, pacientes com problemas cardíacos geralmente não podem passar por procedimentos estéticos, como cirurgias plásticas ou redução de estômago.

É justamente por esse e outros motivos que o conceito de estética está cada vez mais relacionado à saúde. Só que uma das maiores dificuldades para quem quer melhorar a aparência é aquilo que a pessoa quer versus aquilo que ela precisa.

As pessoas precisam conhecer o próprio corpo e avaliar as possibilidades diante delas. Ir até uma clínica de estética é importante, mas não se pode deixar de adotar práticas saudáveis.

As pessoas precisam ter uma boa alimentação, fazer atividades físicas frequentemente e tomar cuidado com tudo aquilo que pode intoxicar o corpo, como no caso dos alimentos industrializados e bebidas alcoólicas.

Assim como uma pessoa precisa de um profissional para fazer implante capilar para homem, também precisa da ajuda de um nutricionista, um personal trainer e um médico para fazer mudanças radicais em seu estilo de vida.

Isso fica ainda mais evidente quando se trata de pessoas que foram sedentárias a vida toda. Com a ajuda de bons profissionais, fica mais fácil encontrar o caminho e equilibrar a saúde e a aparência física.

Da mesma forma, na hora de procurar clínicas de estética, é fundamental checar o credenciamento do profissional, buscar referências com outros clientes, além de verificar os padrões de higiene e segurança.

Cuidar da aparência e da saúde faz com que o indivíduo se sinta confiante até mesmo na hora de se sentar em uma mesa de escritório para duas pessoas para fazer uma reunião com um cliente.

Em outras palavras, até mesmo o desempenho profissional pode melhorar, mas tudo isso exige foco e um objetivo bem definido.

Existem alguns tratamentos que podem ser incômodos ou cansativos, mas abandoná-los geralmente causa frustração. Mudar os hábitos é algo que leva tempo e exige foco, disciplina e esforço.

De qualquer forma, o mais importante é dizer que a busca pela estética não deve colocar em risco a saúde e o bem-estar, pois para que uma pessoa se sinta bem, ela precisa muito mais estar saudável do que esteticamente perfeita.

É por isso que organizações de vários setores, como um fabricante de caixa de água grande, oferecem convênio médico para seus colaboradores. Por outro lado, os tratamentos estéticos aparecem como um brinde ou uma premiação.

Considerações finais

A saúde vem em primeiro lugar porque uma pessoa saudável mentalmente, fisicamente e emocionalmente, consegue encontrar soluções estéticas ideais para suas necessidades e com isso alcançar o bem-estar.

A saúde, a estética e o bem-estar são 3 elementos essenciais para as pessoas e que devem fazer parte do seu dia a dia, assim, elas conseguem ter mais qualidade de vida.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade