Qual é a importância do marketing digital para a odontologia

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por admin
em junho 30, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Nos dias de hoje, com o avanço da tecnologia, o uso do marketing digital nas clínicas têm trazido grandes mudanças positivas. Entenda como funciona o procedimento. 

O que é marketing digital?

O marketing digital é fazer a divulgação ou exposição de um produto ou serviço usando os meios digitais como uma maneira de atrair novos clientes.  

A importância desse marketing para a odontologia é muito importante para que sua clínica tenha muitas visitas e os pacientes possam sair satisfeitos.

Ele possui uma série de vantagens em relação ao marketing offline, algumas delas são.

  • Métricas;
  • Agilidade;
  • Alcance;
  • Segmentação;
  • Interatividade.

Esses tópicos são fundamentais para entender as vantagens desse tipo de marketing.

  1. Métricas

Com o marketing digital é possível ter várias métricas. Já no offline não,  por exemplo, quando se faz o Outdoor na rua ou imprime uma revista, não é possível saber quantas pessoas viram.

Na internet, não é assim que funciona, é possível saber exatamente quantos usuários visitaram seu site, de onde eles vieram, em que clicaram e quais deles viraram clientes.

  1. Agilidade

Quando é feita uma campanha de marketing digital em tempo real, é possível ver se ela está indo bem ou mal e fazer alterações de acordo com a performance

Já quando os folhetos são impressos, e ocorre algum erro, não é possível mais fazer o ajuste, e com isso, se perde um bom investimento.

  1. Alcance

Como a internet é uma rede mundial, é possível alcançar o mundo inteiro com anúncios e conteúdos.

  1. Segmentação

Não é possível alcançar só o mundo, mas sim todos os públicos específicos. E isso é muito importante, porque às vezes você pretende atingir um nicho específico.

  1. Interativo

Nesse caso, não só você fala com as pessoas, mas elas também falam com você. É extremamente necessário escutar o seu público, seja pelas redes sociais ou até mesmo por algum comentário do blog.

O feedback do seu público-alvo é vital para melhorar a performance.

Quais são os canais mais comuns para fazer marketing digital?

O primeiro canal mais importante, é o site da clínica, e é ele que fará a presença online. É preciso que seja excelente, e faça com que os pacientes entendam qual é o serviço e o produto.

  1. Blog

O blog irá criar a audiência onde será colocado conteúdo para atrair os pacientes para a clínica.

Ele também será um aliado dos anúncios, já que em sua plataforma, suportam vários tipos de postagens.

Como o marketing digital pode ajudar na clínica?

O marketing ajuda a fazer a explicação dos produtos e dos serviços com mais clareza nos sites da clínica.

Ele pode atingir o cliente, fazendo com ele que vá até a clínica presencialmente para entender ainda mais sobre os serviços oferecidos.

Este é o momento em que todos os colaboradores devem estar aptos para explicarem sobre todos os benefícios que ela oferece. 

O cliente indo até a clínica e realizando um tratamento, é possível que ele queira saber mais  sobre os planos e convênios que ela cobre.

Apresentando convênios e planos aos clientes

Quando chega a parte de conversar com o paciente sobre o plano odontológico, é necessário desenvolver as habilidades em vendas.

É importante pensar que o conhecimento sobre a odontologia não é o suficiente para vender o plano, porque o mercado odontológico está cheio de profissionais com ensinamentos semelhantes.

Apresente o seu diferencial que por exemplo, pode ser o plano odontologico para microempreendedor individual.

  1. Ouça e entenda o que o seu cliente deseja

É necessário ver quais são as suas expectativas em relação ao tratamento e quais são os seus medos. Sempre seja honesto sobre os resultados que os planos irão gerar para os pacientes. Mostre todas as limitações e dificuldades existentes. 

Assim, na primeira conversa pode fazer com que ele confie ou não em você, e dessa forma, poderá discorrer sobre o plano odontologico para mei.

  1. Negocie

Aprenda a ter flexibilidade na negociação em relação à forma de pagamento. Tenha opções pré-estudadas de descontos e no modo dele consumir que permita que ele faça o tratamento.

Entretanto, essa negociação deve partir do seu cliente que sabe a melhor forma de pagamento para o bolso dele.

Procure mostrar o valor do tratamento do plano odontologico pme por meio dos seus resultados, e não pelo preço.

  1. Boa apresentação

Tenha uma boa apresentação, prepare-se para vender, mostre os resultados de casos semelhantes e pré-selecionados antes de passar o plano.

Esse plano de tratamento deve ser impresso em duas vias, de forma que fique com uma e a outra com o cliente.

Apresente ele com a pasta da sua clínica juntamente com a logomarca, de uma forma organizada, para que o plano odonto pme se torne atrativo.

Não pergunte para o consumidor se ele quer fazer o plano de tratamento, e sim como ele quer pagar, conduza sempre à conversa de forma gentil e entusiástica, assim, o processo de vendas ficará mais fácil. 

Além disso, sempre esteja disposto a acionar as dúvidas dos clientes, seja paciente ao responder todas as perguntas e informar sobre o plano odontologico empresarial preços disponíveis.

Com todas essas informações e dicas sobre o marketing digital, é possível que a clínica tenha um avanço na lucratividade conquistando mais clientes.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.