Quanto custa um PC gamer completo?

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por diogo diogo
em novembro 21, 2022

Muitas pessoas que gostam de jogar querem saber quanto custa um pc gamer completo. Essa é uma dúvida difícil de responder, pois depende de vários fatores.

Contudo, ao longo desse artigo, você saberá um pouco mais sobre quanto custa um pc gamer completo. Confira para saber mais!

Quanto custa um PC gamer completo?

O preço é realmente muito variado, mas você pode contar em torno de 4-6 mil reais para ter um pc gamer completo.

É claro, nesse valor você não conseguirá o pc gamer mais top de linha, mas ainda sim consegue ter um dispositivo com boa potência para jogar os jogos que você mais gosta.

Partes fundamentais que você precisa para montar um PC Gamer

A primeira coisa que você deve levar em conta para entender quanto custa um pc gamer completo, é saber quais são os componentes mais importantes para jogos. 

Ou seja, aquelas peças fundamentais que você vai precisar necessariamente e que serão as bases para o bom funcionamento da máquina. 

Todas elas têm diferentes faixas de preço de acordo com a necessidade do usuário. Vamos ver em detalhes para que serve cada um deles.

Placa mãe

Corresponde ao componente principal que permite a comunicação entrelaçada com os demais componentes. Em suma, é onde todas as peças se conectam para poder funcionar.

Processador (CPU)

Em suma, é o “cérebro” de todo o sistema, pois é responsável por processar as instruções que solicitamos. Quanto mais rápido o processador, mais rápido executaremos as ações. 

Atualmente são duas as marcas de processadores que lideram o mercado: Intel e AMD nas faixas i3, i5 e i7; Ryzen 3, Ryzen 5 e Ryzen 7, respectivamente.

Nobreak para pc gamer

O nobreak para pc gamer é responsável por distribuir a energia necessária aos diferentes componentes e se adapta ao desempenho exigido pelo PC em um determinado momento. 

Praticamente todos têm desempenho semelhante, mas são classificados quanto à eficiência energética com um selo 80+. Quanto maior a classificação, maior o preço, mas isso significa que o dispositivo poderá usar toda a energia que achar necessária e ficará menos quente.

Placa gráfica 

Para saber quanto custa um pc gamer completo, é necessário selecionar bem a placa gráfica.

Este é um tipo de processador dedicado exclusivamente aos processos 3D e gráficos do sistema, é muito utilizado pela comunidade gamer e designers, pois todos os videogames e programas de edição requerem um processador gráfico para funcionar.

Existem processadores com placas gráficas integradas, portanto, em muitos casos, uma placa gráfica não é necessária para trabalhar e realizar tarefas de escritório. 

Mas no caso dos videogames e edição, a placa gráfica é essencial pois permite, além de processar todas as tarefas gráficas, alocar o processador principal apenas para tarefas mais fundamentais e melhorar o seu desempenho. 

Você deve saber que quanto maior a potência da placa gráfica, melhor desempenho e melhores resultados visuais.

Memória RAM

É um tipo de memória de acesso aleatório (Random access memory, em inglês) na qual estão alojados todos os programas que usamos no PC, por isso é uma memória que está constantemente sendo usada e liberada. 

Quanto maior a quantidade de RAM, mais rápido e melhor desempenho teremos quando jogarmos. 

Disco rígido

Para saber quanto custa um pc gamer completo, é necessário selecionar bem o disco rígido.

É a peça mais conhecida de todas, aqui ficam guardados o sistema operacional e todos os ficheiros que gerimos no PC: desde fotos a música, e claro videogames. Esse elemento é essencial, pois quanto maior a capacidade, maior a possibilidade de armazenar coisas.

Atualmente existem diferentes tipos de discos de armazenamento, como HDD, SSD e M.2 SSD, nesta ordem eles vão do mais lento para o mais rápido. 

Os clássicos são os discos HDD, discos de armazenamento mecânico que são recomendados para armazenamento de arquivos a longo prazo, depois existe uma versão reduzida e digitalizada desses chamados SSD que podem ser até cinco vezes mais rápido. 

Por fim, existe uma versão bem menor ainda chamada SSD M.2 e até dez vezes mais rápida que a anterior. Isso mostra que a tecnologia de armazenamento de dados vem melhorando consideravelmente nos últimos tempos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade