O social selling é um conceito de vendas que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, mas como qualquer outro processo dentro dessa área, os profissionais ainda estão sujeitos a passar pela rejeição e nem sempre é fácil saber como lidar com ela.
As rejeições em um processo de vendas são situações em que um potencial cliente não decide adquirir o produto ou serviço oferecido pelo vendedor, o que é mais comum do que podemos imaginar, seja em vendas pessoalmente ou online.
Essas rejeições podem ser consideradas normais, uma vez que nem todos os clientes em potencial estão prontos, seja financeiramente ou na rotina, para comprar ou podem não ter interesse no que está sendo oferecido naquele momento.
No entanto, as rejeições também podem ser evitadas se o vendedor adotar algumas estratégias eficazes. Claro que isso não garante que nunca mais haverá rejeições em processos e vendas, mas significa que elas podem ser minimamente evitadas.
Para evitar rejeições, é importante que o vendedor entenda as necessidades do cliente em potencial e as adapte à oferta de vendas, assim como faz a melhor marca de Envasadora de sorvete do mercado.
Também é essencial que o vendedor tenha uma comunicação clara e eficaz, demonstrando as vantagens e benefícios que a compra do produto ou serviço trará, e respondendo a quaisquer dúvidas ou objeções que o cliente possa ter.
Além disso, um bom relacionamento com o cliente em potencial pode ajudar a reduzir as chances de rejeição, o que pode ser feito através do oferecimento de um excelente atendimento ao cliente, fornecendo informações precisas e relevantes sobre o produto.
Entretanto, é importante relembrar que mesmo seguindo dicas como essas, infelizmente, nem todas as rejeições podem ser evitadas, pois muitas vezes o cliente pode ter razões pessoais ou financeiras que o impedem de comprar o produto ou serviço.
No entanto, existem estratégias que o vendedor pode adotar para aumentar suas chances de sucesso no processo de vendas de um bastão de ronda, por exemplo, e ainda conseguir reduzir o número de rejeições.
Tendo tudo isso em vista, hoje iremos abordar a fundo como lidar com as rejeições dentro do social selling e quais estratégias você pode adotar para evitar que elas surjam e conseguir realizar uma venda que seja boa para você e para os seus clientes.
Entenda o que é o social selling e como ele funciona
Antes de qualquer coisa, precisamos entender o que é o social selling, uma estratégia de vendas que usa as redes sociais para se conectar e construir relacionamentos com clientes em potencial, com o objetivo de fechar negócios.
Esse processo de vendas é baseado em uma abordagem mais pessoal, onde o vendedor utiliza as mídias sociais para se aproximar dos clientes em potencial e criar uma relação de confiança, afinal de contas, as redes sociais permitem essa comunicação mais íntima.
O social selling pode ser usado em diversas plataformas de mídias sociais, como LinkedIn, Twitter, Facebook, Instagram e outras, assim como em diversos tipos de negócios, desde uma marca de bornes elétricos até uma prestadora de serviços de limpeza.
A ideia principal do social selling é justamente criar uma presença online forte da marca e se tornar uma autoridade no assunto, compartilhando conteúdo relevante para a sua audiência e interagindo com outros usuários.
Ao construir uma presença online forte, o que sabemos bem, é essencial nos dias de hoje, o vendedor em questão pode usar as redes sociais e suas diversas ferramentas de interação para iniciar conversas e engajar-se com clientes em potencial.
Em vez de simplesmente oferecer produtos ou serviços, o objetivo é construir um relacionamento com o cliente em potencial, oferecendo ajuda, conselhos e informações úteis para resolver problemas específicos do cliente.
O social selling pode ser uma abordagem altamente eficaz para a geração de leads e fechamento de negócios, seja a contratação de um serviço de beleza ou a compra de um produto da melhor marca de condimentadora inox pizzaria para seu restaurante.
Ao usar as mídias sociais para se conectar com os clientes em potencial, os vendedores podem alcançar novos públicos e se destacar da concorrência, além de construir uma reputação online forte e confiável.
Para obter sucesso no social selling, é importante ter uma estratégia bem definida e dedicar tempo para construir e manter relacionamentos autênticos com os clientes em potencial, o que também ajuda a diminuir as taxas de rejeição nesse processo.
Estratégias para lidar com a rejeição no Social Selling
Partindo para a prática, sabemos bem que lidar com a rejeição é uma parte importante do processo de vendas, e isso também é verdade no social selling, afinal de conas, lidar com a rejeição é algo que faz parte da rotina de quem trabalha com vendas.
Quando um cliente em potencial rejeita uma oferta, pode ser desanimador para o vendedor, mas existem estratégias que podem ajudar a lidar com a situação de forma positiva e construtiva, seja vendendo um aparelho de academia leg press ou qualquer outro produto.
Pensando nisso, abaixo estão algumas técnicas utilizadas por grandes vendedores da atualidade e que podem te ajudar a ver a rejeição no social selling com outros olhos e aprender a como lidar com elas. Confira:
Gerencie as expectativas
A primeira delas, mesmo que pareça clichê reforçar, é importante sempre ter expectativas que sejam realistas na hora de lidar com clientes em potencial, isso porque, nem todos os leads se converterão em vendas.
Sendo assim, é muito importante lembrar que a rejeição faz parte do processo de vendas e que isso não deve ser levado para o lado pessoal. Por isso, estabeleça metas realistas e esteja preparado para lidar com as possíveis rejeições.
Aumente a confiança
Ao usar o social selling, é importante que o vendedor construa uma presença online forte e confiável, assim como fez a melhor marca de bobina stretch na internet e, para isso, compartilhe conteúdos úteis e relevantes com seus potenciais clientes.
Fora isso, concentre-se em construir relacionamentos autênticos com os clientes em potencial. Ao demonstrar conhecimento e expertise em sua área de atuação, o vendedor pode aumentar sua confiança e credibilidade com os clientes em potencial.
Lidar com objeções comuns
Fora isso, também é muito importante estar preparado para lidar com objeções comuns ao apresentar uma oferta, afinal de contas, todos somos diferentes uns dos outros. Por isso, ao lidar com objeções, tente não se tornar defensivo e evite a pressão sobre o cliente.
Em vez disso, ouça atentamente as objeções e tente entender as preocupações que o cliente possui dentro deste processo. Em seguida, ofereça soluções personalizadas e adapte a oferta para atender às necessidades específicas do cliente.
Personalize a abordagem
Ao lidar com clientes em potencial, é importante personalizar a abordagem de vendas, assim como faz os vendedores da melhor marca de eletroimã para porta corta fogo do mercado e o que explica um pouco do grande sucesso deles nas vendas.
Ao se conectar com um lead, pesquise sobre a empresa e a pessoa em questão, pois isso pode te ajudar a entender melhor suas necessidades e preocupações e, portanto, adaptar a oferta de acordo com o que aquele potencial precisa ou deseja.
Mantenha uma mentalidade positiva
Por último, mas não menos importante, não podemos deixar de falar que é muito importante, pelo menos tentar, sempre manter uma mentalidade positiva na hora das vendas e continuar avançando, mesmo quando ocorrerem rejeições.
Cada rejeição pode fornecer informações valiosas sobre o que não está funcionando, e o vendedor pode usar essas informações para ajustar sua abordagem e melhorar suas habilidades, o importante é se manter motivado e continuar aprendendo.
Essas são apenas algumas e diversas outras estratégias que podem te ajudar a lidar com as rejeições dentro do social selling, seja em uma marca que vende portas de enrolar ou qualquer outro tipo de serviço/produto.
Empresas que implementam essas estratégias com sucesso
Para finalizar com chave de ouro, nada melhor do que conhecer outras empresas que já apostaram em estratégias como as que mencionamos acima e que, hoje, são referências em vendas, social selling e relacionamento com o cliente.
Claro que, todas elas, tiveram que ter muita paciência, persistência e um time de vendedores dispostos a aprender, mas os resultados foram muito melhores do que se podia imaginar. Confira abaixo algumas delas:
- LinkedIn;
- Salesforce;
- HubSpot;
- Hootsuite;
- IBM;
- Cisco;
- Oracle.
A sua marca pode muito bem ser a próxima a entrar nessa lista e obter ótimos resultados de vendas, afinal de contas, quanto mais vendas, mais faturamento para o caixa da empresa e mais autoridade o negócio ganha no mercado e no segmento em questão.
Considerações finais
Dessa forma, você entenderá que nem sempre é possível evitar todas as rejeições em um processo de vendas, mas é possível evitar algumas delas e, vão venham a acontecer, você saberá como lidar com essa situação da melhor maneira possível e fazer ótimas vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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