Saiba como Prevenir a Oxidação da Pele

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por admin
em março 22, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Veja como este fenômeno ocorre e o que podemos fazer para evitá-lo.

Se você gosta de cuidados com a pele e cuida dela diariamente, você provavelmente já ouviu falar da oxidação que ocorre na pele ao pesquisar um produto, certo? Isso porque a oxidação da pele é um dos principais fenômenos que causam o envelhecimento, marcado pelo aparecimento de rugas e linhas finas.

Para evitar esta oxidação, é necessário usar ingredientes ativos antioxidantes, como a vitamina C, que neutraliza esta ação em nossa pele e a ajuda a ficar mais bonita e saudável.

Se você quer saber mais sobre oxidação, como ela ocorre na pele e quais são as melhores práticas a serem aplicadas para evitá-la, basta continuar lendo este artigo cheio de dicas para que seus cuidados com a pele funcionem ainda melhor!

Como ocorre a oxidação na pele?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a oxidação ocorre todos os dias em nossa pele, sendo marcada pela alteração da função de nossas células, o que prejudica o metabolismo celular e pode causar uma desaceleração no processo regenerativo da pele.

A oxidação é causada principalmente pelos radicais livres, que são moléculas que nosso corpo produz, mas que são tóxicas para ele. Quando essas moléculas são produzidas em excesso, elas podem causar o que chamamos de estresse oxidativo.

Temos algumas enzimas protetoras no organismo, tais como vitaminas e proteínas que podem naturalmente neutralizar os radicais livres. Entretanto, conforme envelhecemos, a produção dessas enzimas diminui, contribuindo para a oxidação.

Os radicais livres na pele podem resultar da poluição ambiental, alimentação inadequada, exposição solar desprotegida, consumo de álcool e cigarro, estresse e até mesmo de pesticidas. Eles podem agir diretamente sobre células como colágeno e elastina, assim como retardar o processo regenerativo, fazendo com que as células mortas demorem tempo para serem substituídas.

Que problemas a oxidação pode causar à pele?

Ao danificar nossas células e alterar suas funções, a oxidação da pele pode causar uma série de problemas que afetam a estética e a saúde.

A oxidação pode causar um aumento na flacidez da pele e o aparecimento de rugas e linhas de expressão, que são geradas quando as células de colágeno são modificadas por radicais livres, fazendo com que nossa pele perca colágeno pouco a pouco.

Também pode causar uma diminuição da umidade dérmica e das fibras elásticas, devido a alterações nas células de elastina, além de reduzir a barreira protetora da pele, gerando um risco maior de desenvolvimento de câncer de pele.

Como pode ser evitada a oxidação da pele?
Por mais que a oxidação possa levar a vários problemas, ela ainda pode ser evitada com práticas cotidianas simples, além dos cuidados prestados em uma rotina de cuidados com a pele. Aqui estão algumas práticas que você pode começar a implementar para evitar que a oxidação da pele ocorra.

Substituir colágeno

Uma das principais células que a oxidação altera é o colágeno, que representa cerca de 70% da pele e tem a função de manter sua estrutura e firmeza, evitando o aparecimento de linhas de expressão, rugas e flacidez.

Entretanto, a partir dos 25 anos, nosso corpo começa a reduzir a produção de colágeno, por isso é necessário reabastecê-lo em nossa pele. Para isso, você pode usar dermo-cosméticos que contenham as propriedades ideais para este fim.

Você pode restaurar e estimular a produção de colágeno usando produtos contendo ingredientes ativos como retinol, ácido hialurônico, ácido glicólico e vitamina C e, é claro, sempre proteger sua pele com protetor solar.

Usar vitaminas antioxidantes
Uma boa dieta também pode ajudar a prevenir a oxidação da pele, portanto tente sempre comer alimentos ricos em vitaminas, tais como laranjas, mamão, ovos, nozes, entre outros.

Caso você não consiga manter uma dieta equilibrada, você pode optar por tomar suplementos alimentares que tenham as vitaminas necessárias para manter sua pele saudável.

Exercício
Além de mantê-lo em forma, o exercício ajuda a manter seu corpo saudável e funcionando bem, o que garante resultados positivos para sua pele.

O exercício regular também pode ajudar a neutralizar a produção de radicais livres e manter as células da pele funcionando corretamente e de forma saudável.

Beba muita água
Todos sabemos que a maior parte do nosso corpo é constituída de água e que perdemos água durante o dia através de simples atividades diárias. Isto faz com que seja necessário reabastecer sempre esta água.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.