Superando bloqueios criativos e mantendo a criatividade

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em abril 18, 2023

Os bloqueios criativos são completamente normais, principalmente em pessoas e profissionais que trabalham diretamente com a criação de materiais e coisas que exigem muito de seu lado criativo, afinal de contas, somos pessoas e não máquinas. 

A criatividade é importante por diversas razões, pois ela permite que as pessoas encontrem soluções inovadoras para problemas, desenvolvam novas ideias e, de fato, inovem em suas áreas de atuação e ajudem o mercado como um todo. 

Sem contar que ela também pode ajudar a desenvolver habilidades em pessoas e profissionais, como a resolução de problemas, pensamento crítico e a capacidade de lidar com incertezas, que são fatores que circulam a vida de milhares.

No ambiente de trabalho, por exemplo, a criatividade pode ajudar as empresas a se destacarem em um mercado que está cada dia mais competitivo, além de ajudar a encontrar novas formas de abordar problemas e a inovar em seus produtos e serviços. 

Ao definir o melhor lajota cerâmica preço acessível, por exemplo, profissionais criativos tendem a se destacar em suas carreiras, a encontrarem soluções criativas para desafios no trabalho e a se tornarem mais valiosos para suas empresas.

No entanto, como nem tudo é perfeito como queríamos, não é sempre que a criatividade pode estar aflorada, o que é completamente normal. Isso pode acontecer por diversos motivos, como cansaço, estresse, falta de inspiração ou falta de motivação. 

Quando a criatividade não está presente, as pessoas podem se sentir presas em suas formas de pensar e agir, o que pode limitar sua capacidade de encontrar soluções inovadoras para problemas e o que gera diversas outras barreiras na rotina.

Por isso, é importante que as pessoas aprendam a estimular sua criatividade e desenvolvê-la ao longo do tempo, o que pode envolver a prática de atividades que estimulem a mente e a busca por inspiração em diferentes fontes. 

Além disso, é importante lembrar que a criatividade pode ser treinada e desenvolvida, assim como a aplicação de um forro de PVC branco e até mesmo o atendimento em uma clínica médica, estar em um bloqueio criativo é algo completamente normal

Embora nem sempre ela possa estar presente, é possível trabalhar para desenvolver a criatividade e usá-la em benefício próprio e da empresa, é o que veremos no conteúdo de hoje acerca dos bloqueios criativos que podem acontecer com qualquer pessoa.

Entenda o que são bloqueios criativos

Antes de qualquer coisa, você sabe, de fato, o que são os bloqueios criativos? Pois bem, os bloqueios criativos nada mais são do que momentos em que uma pessoa tem dificuldade em produzir ideias criativas ou soluções inovadoras para problemas. 

É uma situação mais comum do que se imagina e que pode acontecer com qualquer pessoa, independentemente da sua área, da sua formação, idade, experiência no mercado de trabalho ou tempo de atuação dentro do universo da criatividade.

Seja no design de uma empresa de etiqueta metalica personalizada ou até mesmo no dono de uma multinacional, qualquer pessoa e em qualquer lugar do mundo está sujeita aos bloqueios criativos, que estão longe de ser o fim do mundo, mesmo sendo desagradáveis. 

As causas dos bloqueios criativos podem variar de pessoa para pessoa e de caso para caso, afinal de contas, somos diferentes. Mas, geralmente, estão relacionadas ao estresse, fadiga mental, falta de inspiração, pressão externa, ansiedade e o medo do fracasso. 

Por exemplo, um escritor pode ter um bloqueio criativo ao tentar escrever um novo livro porque está sobrecarregado de trabalho, por isso, ele não se sente inspirado ou está preocupado demais com a recepção do público nessa nova história.

É importante entender que ter um bloqueio criativo não significa que a pessoa não é criativa ou que perdeu a habilidade de produzir ideias inovadoras, trata-se de uma situação completamente normal e temporária, que pode ser superada com o tempo e esforço. 

A pessoa não deve se culpar ou se sentir incapaz por estar passando por um bloqueio criativo, pois isso pode agravar ainda mais a situação. Seja na criação de uma nova etiqueta de composição ou produto, é preciso ter calma e respeitar o seu momento. 

Para superar um bloqueio criativo, a pessoa pode tentar fazer uma pausa e se distrair com atividades diferentes, buscar inspiração em outras fontes, trabalhar em equipe, mudar o ambiente de trabalho ou tentar diferentes abordagens para o problema. 

Mais a frente, iremos abordar com mais profundidade algumas estratégias utilizadas por grandes profissionais e que podem te auxiliar também. Mas é sempre importante lembrar que a solução pode não surgir imediatamente, por isso, é preciso ser paciente e persistente.

Bloqueios criativos são situações normais que podem acontecer com qualquer pessoa, é importante entender suas causas, que se trata de algo temporário e que pode ser superado. Não há necessidade de se culpar ou se sentir incapaz por estar passando por isso.

Estratégias para te ajudar a superar bloqueios criativos

Partindo para a prática, lidar com bloqueios criativos não é nada fácil, seja no desenvolvimento de uma embalagem blister ou até mesmo de um trabalho acadêmico. Mas, felizmente, existem estratégias que podem te ajudar nesse processo. 

Hoje, muitos profissionais que já estão no mercado há muito tempo e que precisam estar com a criatividade em dia, adotam estratégias como as que iremos apresentar a seguir para estimular a criatividade e refrescar as ideias. Confira quais são elas: 

Brainstorming

O termo em inglês, que podemos entender como chuva de ideias, nada mais é do que uma técnica de geração de ideias em grupo. O conceito trabalha na ação dos participantes sugerirem ideias livremente, sem se preocupar com a sua qualidade ou viabilidade. 

O objetivo principal dessa técnica é gerar o maior número possível de ideias em um curto período de tempo. Depois, essas ideias podem ser avaliadas e selecionadas para serem trabalhadas em maior profundidade, fazendo com que todos coloquem ideias para fora. 

Mind mapping

Já o mind mapping se trata de uma técnica de organização de ideias em um diagrama visual, muito usada em empresas que desenvolvem pasta zip zap. O objetivo é que as ideias sejam organizadas em torno de um conceito central, como um tema ou problema. 

A partir daí, as ideias são conectadas por linhas e ramificações, formando um mapa mental que ajuda a visualizar as relações entre elas e, com isso, encontra-se uma solução para o problema ou a criação de algo novo que possa surpreender o público.

Pensamento lateral

Você já ouviu falar sobre o pensamento lateral? Pois bem, trata-se de uma técnica que busca encontrar soluções inovadoras para problemas através de uma abordagem não convencional, mas que ajuda bastante quem está enfrentando um bloqueio criativo. 

A ideia principal desse conceito é que sejam feitas perguntas diferentes ou sejam utilizados métodos diferentes para analisar um determinado problema, isso pode ajudar a gerar ideias que sejam criativas e inovadoras para o momento. 

Meditação

Por mais surpreendente que seja, a meditação é uma ótima técnica de relaxamento que pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, seja do vendedor de luminoso para fachada ou do designer gráfico que está enfrentando um bloqueio criativo. 

Praticar meditação pode ajudar a mente a se abrir para novas ideias e soluções. A meditação pode ser feita de diversas formas, como através da prática de respiração consciente, yoga ou outras técnicas de relaxamento.

Com isso, é possível entender que existem várias estratégias que podem ajudar a superar bloqueios criativos e estimular a criatividade, provando que se trata de um problema que pode ser solucionado com calma, tranquilidade e ajuda. 

Cada uma dessas estratégias pode ser mais adequada para diferentes pessoas ou situações, por isso é importante experimentá-las para descobrir qual funciona melhor para você e qual te faz se sentir melhor ao colocá-la em prática.

Exemplos de empresas que usam essas estratégias para tratarem bloqueios criativos

Fora a melhor empresa de serviço de corte a laser, existem muitas outras que já aderem a essas estratégias e buscam formas inovadoras de ajudar seus funcionários a tratarem bloqueios curativos e estimular a criatividade. Confira abaixo algumas delas:

  • Google;
  • Adobe;
  • Pixar;
  • 3M;
  • Airbnb;
  • IDEO. 

Essas são algumas das marcas que estimulam a criatividade de seus funcionários a partir da aplicação de estratégias como as que mencionamos e que pode servir de exemplo para que a sua empresa também invista no estímulo desse fator tão importante.  

Considerações finais 

Dessa forma, você verá que superar bloqueios criativos e manter a criatividade está longe de ser um bicho de sete cabeças, mas um processo que, ao contar com boas estratégias, pode ser enfrentado com leveza, humanidade, amor, respeito e cuidado. 
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade