Tendências globais: como se adaptar a elas

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em maio 21, 2023

Ao analisar o comportamento da sociedade é possível encontrar diferentes resultados, dependendo da região de onde sua pesquisa foi feita. Outras coisas também interferem nisso, como a época, a tecnologia disponível, tudo levando a novas tendências globais.

De um modo geral é importante estar atento a todas essas mudanças, principalmente quem trabalha com o público, como o administrador de uma empresa, pois conhecer tais modificações pode ajudar até mesmo a identificar novas demandas a surgirem do público.

Ou seja, acompanhar as tendências globais do mercado é algo que pode ser positivo tanto para o consumidor como para uma companhia, permitindo a um negócio trabalhar com temas e estratégias que permitam criar uma melhor relação com o público-alvo de tal marca.

A questão da tecnologia é outro tema que se deve prestar atenção no mercado, afinal, é a partir do surgimento de novas ferramentas que diferentes soluções podem vir a ser adotadas, otimizando a produção de curva de ferro ou qualquer outra peça industrial.

O que encontramos aqui é uma mudança capaz de afetar os mais diferentes tipos de serviços e companhias, acompanhando inclusive os novos comportamentos a serem encontrados junto ao público ao qual um negócio está em busca de agradar.

Essas adaptações não são exclusivas de uma única região, tratando-se na verdade de um movimento cada vez mais global, sendo isso também uma consequência da própria evolução das novas tecnologias, tornando-se muito mais acessíveis e plurais.

É graças a isso que produtos e serviços, tal como uma cabine de pintura automotiva, pode ser comercializada globalmente, oferecendo uma melhor experiência para os mais variados mercados, de forma independente à posição de uma fábrica dentro do mundo.

A globalização, um conceito cada vez mais popular até mesmo pelo crescimento do acesso à internet, vem causando diversos impactos no mercado, com isso partindo até mesmo do comportamento do público, criando assim um cenário comum nas mais diferentes regiões.

Esse cenário permite a uma marca de restaurantes, por exemplo, instalar uma franquia em partes distantes do mundo, oferecendo uma experiência global comum, com tal resultado sendo possível também graças à ajuda que o uso de novas tecnologias é capaz de trazer.

O avanço frequente do mercado

Por mais que a relação entre uma empresa e o seu público se mantenha a mesma com o passar de gerações, envolvendo a troca de dinheiro pelo acesso a algum tipo de produto ou serviço, a forma em que isso é feito vem mudando bastante nos últimos anos.

Um dos pontos que mais impacta nesse sentido é a aplicação de novas tecnologias, levando a otimização não apenas daquilo a ser oferecido no mercado, com o mesmo podendo ser aplicado os mais diferentes aspectos de uma venda, incluindo o transporte.

O campo digital é um exemplo a ser observado, tratando-se de um espaço no qual os mais diferentes tipos de negócios podem ser encontrados, sendo importante para quem gerencia uma empresa saber como disponibilizar os seus serviços junto ao cenário virtual.

A partir disso, sempre que alguém busca por uniforme social para empresa ou qualquer outro tipo de tempo é possível ser facilmente direcionado a negócios que trabalham com esse serviço, cabendo a quem gerencia um negócio destacar-se onde seu público está.

Esse destaque digital veio se tornando algo tão forte no mercado que deixou de ser apenas uma oportunidade para se tornar quase que em uma obrigação, na qual estar longe do cenário virtual pode resultar em uma performance menor por parte de um empreendimento.

Esse é apenas um exemplo entre os mais diferentes tipos de avanços que podem ser encontrados no mercado, a ponto de criar tendências não apenas em um região específica, mas também no mundo todo, com isso vindo a servir de inspiração a diferentes negócios.

Diante disso, para garantir a quem trabalha com dobra de aço na indústria ou então com o transporte de passageiros na área de serviços obtenha a melhor performance é válido então acompanhar quais são essas tendências globais, de modo então a se inspirar em tudo isso.

Tendências de mercado a se prestar atenção

O surgimento de novas tendências globais leva a criação também de diferentes oportunidades no mercado, sendo importante acompanhar tudo isso para garantir que a melhor performance venha a ser alcançada junto do seu empreendimento, seja qual for o seu ramo.

Frente a isso, é válido então listar algumas tendências que prometem dominar o mercado nos próximos anos, além daquelas que já mostram resultados atualmente, de modo então a garantia  melhor performance ao seu negócio:

Análise de dados

Da mesma forma em que a presença do público cresce na internet, o mesmo pode ser dito sobre os dados associados a esses usuários, sendo importante para uma empresa analisar todas essas informações, de forma a conhecer melhor tal audiência e o seu cenário.

Através desse tipo de análise é possível se informar melhor até mesmo sobre o nível de demanda do público em cima de algo, definindo melhor a quantidade de etiquetas para bijuterias a serem produzidas, para comerciá-las juntas de tal modelo de jóias.

Inteligência artificial

Muitas das tendências globais conversam entre si, tal como acontece com o uso da inteligência artificial, o que envolve a utilização de um sistema de computador para agir de forma automática, seja tomando decisões, usando de uma base de dados para isso.

Recorrer a esse tipo de tecnologia pode ser ótimo para a empresa, reduzindo até mesmo possíveis custos, mas para o público existe uma experiência diferenciada a ser considerada, trazendo assim um tipo de interação sempre disponível com uma empresa.

Marketing direcionado

Na medida em que o mercado avança novas estratégias de marketing vão surgindo, com o mesmo sendo dito também sobre os canais nos quais essas táticas podem ser aplicadas, o que nos leva ao marketing direcionado, ele que permite uma conexão direta com o público.

Por meio dessa estratégia é possível trabalhar com uma oferta de etiqueta metalica personalizada em diferentes espaços, entre eles:

  • E-mail;
  • Mensagens de texto;
  • Ligações tecnológicos;
  • Chats em redes sociais.

Esse direcionamento permite a uma empresa não só se comunicar melhor com o seu público, mas também oferecer uma experiência personalizada, ao invés de apontar para algo mais geral, como pode ser visto junto de estratégias mais amplas.

Destaque às minorias sociais

Outra tendência que merece atenção envolve o próprio perfil do público, agora muito mais diverso em relação a ter sua voz ouvida. Esse aspecto deve ser considerado por parte das marcas, buscando desenvolver uma comunicação mais aberta, abrangendo todos os perfis.

Frente a isso, desenvolver campanhas voltadas ao público feminino, à parcela LGBTQIA+ ou qualquer outro grupo específico pode trazer uma melhor atenção para uma empresa, considerando o reconhecimento necessário aos seus diferentes perfis de audiência.

Internet das coisas

O avanço tecnológico está por trás de muitas das tendências globais, sendo uma delas o conceito de Internet das Coisas, o que envolve a utilização de uma conexão digital aos mais diversos tipos de aparelhos, reconhecendo também um novo comportamento do público.

Diante disso é possível para uma marca compreender que um possível cliente pode pesquisar por uma oferta de cabide para loja nos mais variados tipos de dispositivos, indo do seu computador, tablet, celular ou até mesmo um smartwatch ou armário avançado.

Experiência personalizada

Por fim é válido destacar uma tendência que até mesmo conversa com o marketing direcionado, só que nesse caso não envolvendo apenas a escolha dos canais de comunicação, mas o próprio conteúdo a ser tratado dentro de tais espaços.

Dentro desse tipo de estratégia muitas são as possibilidades de personalização que podem ser trabalhadas, entre elas:

Ofertas

Ao contar com mais informações do seu público, além de uma comunicação direta, é possível personalizar suas ofertas, criando assim algo de especial que venha a chamar a atenção de um possível cliente, tudo de acordo com o seu perfil específico.

Conteúdo

A forma em que um produto ou serviço é divulgado ao público também pode ser moldada em cima de uma estratégia de personalização de conteúdo, permitindo assim conquistar uma maior atenção às qualidades ou qualquer atributo específico.

Essa tendência permite trazer até mesmo um interesse maior pela marca com um todo, tal como um luminoso para fachada, considerando as demandas específicas de cada perfil, permitindo inclusive tratar cada possível cliente de forma direta.

Produto ou serviço em si

Além de tudo aquilo que envolve o produto de uma empresa, a sua mercadoria em si é algo que também pode vir a ser personalizado, oferecendo assim uma experiência única a cada cliente, sendo essa uma defesa para lidar com toda a concorrência do mercado.

Essas são apenas algumas entre diversas tendências que aos poucos vem dominando o mercado como um todo, sendo importante acompanhar tudo isso para manter sua marca em alta, alinhando assim suas estratégias ao que o público atual procura.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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