Teoria da oferta e demanda para estabelecer preços competitivos

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em abril 13, 2023

Para garantir que uma empresa possa se destacar em seu segmento é necessário ter um conhecimento amplo sobre tudo aquilo que pode afetar os seus negócios, indo desde o comportamento do seu público até o uso de conceitos como a teoria da oferta e demanda.

Ao conhecer melhor esse cenário é possível tomar decisões mais assertivas para um negócio, garantindo assim uma melhor performance em geral, sendo possível lidar tanto com as suas oportunidades como com seus desafios, tudo a ser devidamente considerado.

Esse tipo de realidade não é exatamente algo novo no mercado, porém, nos últimos anos passou a ser um cenário a receber maior atenção, principalmente por causa da ampliação de tudo aquilo que pode ajudar um empreendimento, mas também prejudicá-lo.

Um exemplo claro disso é o uso da internet, uma aplicação capaz de conectar rapidamente clientes que estejam na busca por conexões em aço carbono com as empresas que fornecem tais materiais, o que pode aumentar então o desempenho de tal companhia.

Apesar dessa positividade, acaba por surgir também certos desafios, já que esse amplo acesso do público a produtos e serviços resulta em uma maior competitividade no mercado como um todo, sendo mais difícil para uma companhia se destacar dentro do seu segmento.

Por outro lado, não é como se isso fosse algo capaz de prejudicar tanto assim as atividades de um negócio, bastando conhecer melhor a sua realidade para assim tomar as melhores decisões, superando qualquer imprevisto que venha a trazer dificuldades ao seu projeto.

Uma forma de superar esses concorrentes é fazendo uma oferta diferencial no mercado. Nesse caso não nos referimos apenas à questão do preço, por mais que seja uma estratégia que não deve ser ignorada, mas também a uma otimização de seus produtos.

E é a partir de coisas assim que ao abrir um espaço de musculação um empreendedor pode recorrer a um fornecedor específico de equipamentos de academia completo, olhando especificamente para os pontos positivos que destacam tal empresa junto do seu segmento.

Por outro lado, conquistar essa relação positiva com o público não é algo tão simples assim, sendo necessário muitas vezes reconhecer o estado do mercado e do público para que as melhores decisões venham a ser tomadas diante da realidade que se mostra a um projeto.

E quando falamos sobre conhecer sua realidade isso significa também compreender melhor alguns tópicos que podem associar o seu negócio ao seu público, acompanhando por exemplo, quais são as demandas levantadas por essa audiência desejável.

A teoria da oferta e demanda

O funcionamento do mercado como um todo depende de uma relação a ser estabelecida entre o vendedor e seus clientes, sendo necessário contratar com produtos disponíveis à venda e com o desejo do público por tal material para que uma venda seja finalizada.

Esse tipo de situação é válida para os mais diversos tipos de empreendimentos, indo das atividades de quem trabalha com a produção de mesas inox industrial para quem atua com a gestão de um pequeno negócio de bairro que busca se expandir no mercado.

É a partir dessa relação que surge a chamada teoria da oferta de demanda, um conceito que lida com a necessidade ou desejo do público em cima de um produto ou serviço e de como uma companhia responde a isso, fazendo boas ofertas dentro do seu mercado.

Ou seja, não basta para uma empresa colocar algo à venda e esperar por bons resultados, mesmo que tal companhia lide com uma necessidade geral do público, sendo o caso de uma marca de água, é importante destacar o que de especial tal empresa pode oferecer.

Em relação a isso os seguintes pontos podem ser levantados, em relação a tudo o que pode afetar o percentual de vendas de um negócio diante de um público em particular:

  • Popularidade da companhia;
  • Hábitos dos consumidores.
  • Nível de necessidade do produto;
  • Poder de compra do público no momento.

Tudo isso são coisas que podem interferir na compra a ser feita por um indivíduo de uma mangueira de silicone transparente, sendo importante para quem fornece esse material considerar tudo isso para garantir um bom número de vendas em sua empresa.

É nesse ponto que entra a teoria da oferta e demanda, conhecida também como Lei da Oferta e Procura, tudo isso graças a sua aplicação constante no mercado, a ponto de não ser visto como um conceito aplicável aos mais variados tipos de empreendimentos.

De um modo geral essa relação é a que mais pode interferir nos preços a serem praticados, já que uma alta demanda diante a baixa oferta de produtos pode levar a um encarecimento sites disponíveis à venda, sendo isso o que ocorre no mercado com frutas fora da estação.

Já olhando para uma situação contrária, quando uma empresa se encontra com um alto volume de itens em estoque, mas o público não necessariamente está em busca de tal mercadoria, uma solução para melhorar suas vendas pode ser a redução do seu preço.

Esse tipo de relação vale tanto para a venda de peneira de aço como para uma marca, o que faz com que essa teoria de oferta e demanda tenha uma importância tão grande no mercado, apontando até mesmo para as melhores decisões a serem tomadas no mercado.

Dentro dessa relação entre público e empresa ainda existe também a situação de equilíbrio econômico, e o que ocorre quando o nível de demanda e oferta chegam ao mesmo nível, sendo algo que pode ser positivo tanto para o mercado como para a audiência.

Sendo então uma teoria de tamanhas aplicações é importante saber como melhor lidar com ela, até para garantir que o seu negócio seja tão competitivo em seu segmento como os seus preços a serem aplicados.

Uso da Oferta e Demanda em seu negócio

Reconhecer a importância desse conceito é o primeiro passo a ser dado para que boas decisões sejam tomadas em um negócio, permitindo até mesmo que uma empresa possa lidar melhor com as dificuldades e oportunidades que possam existir ao seu redor.

Em relação específica à teoria da oferta e demanda, a sua aplicação depende também de algumas ações a serem tomadas, tais como:

Entender a dinâmica do mercado

A relação entre oferta e procura é o que mais explica a realidade de um segmento comercial, apontando até mesmo para o estado de um negócio em relação à sua performance, existindo ou não uma demanda pelos seus produtos e serviços.

Quanto maior for a necessidade do público pelo que tal empresa oferece, como conexões inox a serem usadas na indústria, melhor pode ser o desempenho a vir alcançado por esta companhia, assim como em situações contrárias é preciso tomar melhores decisões.

Avaliar a elasticidade da demanda

Ainda sobre a base desse tipo de teoria é importante compreender que a demanda do público por uma mercadoria pode não ser algo tão estruturado assim, ou seja, o interesse dos clientes por um serviço, produto ou marca pode mudar de acordo com o tempo.

É essencial que uma companhia compreenda essa realidade para melhor gerenciar seus negócios, evitando perder valor no mercado na medida que o público deixa de ter atenção às suas ofertas, com o lançamento de outras opções mais modernas, por exemplo.

Identificar pontos de equilíbrio

Além de olhar para fora, é importante para um negócio compreender o seu ambiente interno, a nível de estabelecer um equilíbrio entre o preço a ser praticado na venda de suas mercadorias em relação à quantidade disponível de material em seu estoque.

Esse tipo de relação pode ajudar a quem trabalha com o fornecimento de tubo aço carbono a melhor definir o valor dos seus serviços, sabendo como melhor gerenciar essa relação de venda, até para não perder oportunidades ou a atenção dos seus clientes.

Com a ajuda disso, torna-se possível estabelecer um melhor sistema de preços,  de modo a maximizar o seu lucro sem que isso afaste seus clientes, trazendo então mais prejuízos do que benefícios.

Conhecer seu nível de concorrência

A relação de oferta e demanda passa não apenas entre uma empresa e o seu público, mas também pela associação entre uma companhia e os seus concorrentes, compreendendo que qualquer decisão errada de preço pode levar o público a recorrer a outras ofertas.

Tudo isso deve estar listado na gestão de um negócio, assim como os seus custos de venda e produção, sendo itens que podem afetar até mesmo os serviços de folha de pagamento de uma empresa, chegando então ao rendimento total do negócio.

De uma maneira geral, para que os melhores resultados possam ser alcançados é importante então não só reconhecer os impactos da teoria de oferta e demanda em negócio, mas também saber como lidar com essa realidade de um modo geral.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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